UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Bolsonaro foi vaiado durante inauguração de estrada em Sergipe
20.05.2022 - 18h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando o presidente Jair Bolsonaro (PL) lendo anotações e fazendo um discurso em um púlpito enquanto é vaiado pela população. A narração da gravação fala que a filmagem foi feita em Sergipe e que o presidente “ficou sem graça”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:
Vídeo do Bolsonaro vaiado hoje em Sergipe. Olha a humilhação. Olha a carinha de bunda dele aí, ficou todo sem graça. Tá aí o Data Povo que o Bolsonaro tanto queria. Vaias e mais vaias
– Narração de post que circula nas redes sociais e até às 16h do dia 20 de maio de 2022 tinha mais de 5,2 mil compartilhamentos
Falso
O vídeo analisado pela Lupa foi recortado e tirado de contexto para sugerir que o presidente Bolsonaro estaria sendo vaiado durante a inauguração de um trecho da BR-101 na cidade de Propriá, em Sergipe. Na realidade, o presidente não foi vaiado em momento algum – ele foi recebido com aplausos e gritos de “mito”.
A gravação completa mostra que, na verdade, as vaias da população presente foram direcionadas ao anúncio das presenças dos deputados federais Bosco Costa (PL-SE), Fábio Reis (PSD-SE) e Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e do prefeito da cidade, Valberto Lima (MDB). Bolsonaro riu enquanto os políticos eram vaiados.

Já os deputados federais Laercio Oliveira (PP-SE) e João Roma (PL-BA), o senador Fernando Collor (PTB-AL) e o prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular, foram aplaudidos pela população. 
Costa chegou a dizer que as vaias foram orquestradas. “Eu já fui vaiado em alguns momentos, aplaudido em outros momentos, e a gente tem que aceitar as decisões. No que se refere às vaias de ontem, tenho certeza que foi uma coisa planejada, orquestrada”, disse o parlamentar.
Em 17 de maio, o presidente Bolsonaro participou da liberação de um trecho de 40 quilômetros da duplicação da BR-101, entre as cidades sergipanas de Propriá e Capela, e da conclusão dos acessos a uma ponte sobre o rio São Francisco, entre Sergipe e Alagoas.
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital