UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo federal zerou imposto sobre gasolina e que valor deve ser devolvido
24.05.2022 - 14h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp um vídeo no qual um homem diz ter sido ressarcido com R$ 38 após abastecer em um um posto de combustíveis. O valor seria referente ao imposto federal que incide sobre esse tipo de produto e que, segundo o autor da gravação, teria sido zerado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A gravação é dividida em duas partes. Na primeira, mostra o suposto momento em que a atendente de um posto, localizado em São Carlos (SP), devolve dinheiro para a pessoa que abasteceu. A cena é narrada por um homem que diz ser filho desse consumidor. Na sequência, o próprio homem que teve o dinheiro devolvido mostra a nota fiscal da compra e diz ter informado à atendente que aquele valor não deveria ser cobrado. Por fim, ele sugere que as pessoas reclamem e peçam o valor do tributo federal de volta quando forem abastecer porque “é lei”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Mais um para vcs ficarem atentas.
Imposto federal zerado! Mas alguns postos estão cobrando.”
– Texto que acompanha vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O governo não zerou o imposto federal que incide sobre todos os combustíveis. Em março deste ano, Bolsonaro zerou a alíquota do PIS/Cofins sobre óleo diesel e gás de cozinha. A medida, no entanto, não abrangeu gasolina e etanol e, portanto, esse tributo federal continua sendo cobrado nesses casos. Além disso, tanto impostos federais quanto estaduais não são recolhidos pelos postos e, por essa razão, não cabe a esses estabelecimentos realizar a devolução de qualquer valor.

Em nota, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) ressaltou na última sexta (20) que gasolina, etanol e GNV continuam tendo a incidência dos tributos federais. Também explicou que postos de combustíveis revendedores são “substituídos tributariamente”. Isso significa que os impostos federais e estaduais dos combustíveis (PIS/Cofins, Cide e ICMS) são recolhidos pelos elos anteriores da cadeia, ou seja, pelas refinarias, importadores e distribuidoras, e não pelos postos. “Dessa forma, não existe a possibilidade de devolução de imposto no posto de gasolina, uma vez que o estabelecimento não recolheu tais tributos”, diz o texto. 
A Lupa entrou em contato com o posto citado na gravação, localizado no bairro Vila Prado, em São Carlos. Por telefone, uma funcionária contou que a atendente da empresa de fato fez a devolução do dinheiro, como aparece no vídeo, mas apenas porque se sentiu coagida pelo autor da gravação. Segundo a funcionária, que preferiu não se identificar, o homem agiu e falou de forma agressiva. “Ele não deixou ninguém falar, a atendente se sentiu assustada e, para pôr fim à situação, entregou a ele o valor pedido em espécie, para evitar problemas. O gerente não estava na ocasião”, disse.

A funcionária também confirmou que não é procedimento do posto devolver o imposto federal, e que isso ocorreu apenas porque a atendente ficou assustada. Disse ainda que o estabelecimento está tomando as medidas legais cabíveis para identificar o homem.

PIS/Cofins 

Embora o tipo de combustível comprado não seja citado em nenhum momento pelos narradores do vídeo, pela nota fiscal que aparece na gravação é possível notar que se trata de gasolina aditivada. Como explicado acima, esse produto não está isento de tributos federais. Na tabela de maio da carga tributária dos combustíveis disponível no site da Fecombustíveis, o valor desses impostos (PIS/Cofins e Cide) correspondem a 0,68 real por litro.
Vale pontuar que a descrição dos impostos federais, estaduais e municipais que aparecem na nota fiscal tem função explicativa e está prevista na Lei nº 12.741 de 2012, que fala sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor. Isso quer dizer que serviços e mercadorias vendidas devem apresentar no documento fiscal a informação do valor aproximado de todos os tributos. Essa nota é gerada automaticamente e não necessariamente indica o recolhimento de tributos daquele estabelecimento – apenas tem função de dar transparência para o consumidor. 
Em março de 2021, um vídeo com teor similar circulou nas redes sociais. Na ocasião, um homem disse ter sido ressarcido por um posto de combustíveis após perceber a cobrança do imposto federal na compra de etanol. A informação foi desmentida na época pela Lupa
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.06.2025 - 11h55
Internacional
Trump não apresentou projeto de lei para permitir recusa de atendimento médico a democratas

Circula, em publicações no Facebook e no X, a alegação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei que permite que médicos recusem atendimento a pessoas que não votaram no Partido Republicano. Falta contexto. Não há projeto de lei sobre o assunto. A recusa é uma possível consequência de uma outra medida de Donald Trump.

João Pedro Capobianco
18.06.2025 - 18h40
Fraude
Sites fraudulentos voltam a usar advogados para se passar pelos Correios

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que, caso exista alguma encomenda que ainda não tenha sido entregue, ela está parada nos Correios aguardando regularização. Segundo os posts, é preciso pagar uma taxa para que a entrega seja feita. É falso. As publicações foram criadas com deepfake e não levam para o site oficial dos Correios.


Evelyn Fagundes
18.06.2025 - 14h45
Internacional
É falso que a FIFA excluiu os EUA como país sede da Copa de 2026

Circula no TikTok um vídeo com a alegação de que a Copa do Mundo de futebol masculino não será disputada nos Estados Unidos em 2026, por decisão da FIFA. É falso. A FIFA confirmou, na última quarta-feira (11), Canadá, México e Estados Unidos como países sede do torneio. Não existe qualquer informação oficial sobre a retirada da Copa dos EUA.

João Pedro Capobianco
17.06.2025 - 21h21
Internacional
É falsa mensagem atribuída ao Papa Leão 14 sobre oração ao Oriente Médio

Circula nas redes um texto com uma suposta convocação feita pelo Papa Leão 14 para que as pessoas orem pelo Oriente Médio, em razão das guerras que ocorrem na região. É falso. A mesma declaração já foi atribuída ao Papa Francisco em 2023. Não há evidências de que o texto tenha sido escrito por qualquer dos dois pontífices. 


Evelyn Fagundes
17.06.2025 - 16h53
Internacional
É falso que o Brasil forneceu urânio enriquecido para o Irã fabricar bombas nucleares

Circula pelas redes sociais a alegação de que o Brasil forneceu urânio enriquecido ao Irã para a fabricação de bombas atômicas. É falso. Não há qualquer indício de que isso tenha ocorrido e a INB (Indústrias Nucleares do Brasil), responsável pela produção de urânio no Brasil, afirmou à Lupa que jamais teve relação com o país oriental.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital