UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem vídeo de suposto míssil russo lançado para destruir depósito ucraniano
30.06.2022 - 15h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma grande explosão após um objeto cair do céu e atingir a superfície. De acordo com a legenda, seria o registro de um ataque do míssil russo Kinzhal lançado para destruir um depósito de armas ucraniano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“️O míssil russo Kinzhal, com uma velocidade de 12.000 km por hora, que é 10 vezes mais rápido que o som, foi lançado para destruir um depósito de armas ucraniano a 136 metros de profundidade. (Veja o espanto do repórter americano quando de repente viu o míssil) Parece uma mini bomba atômica. Bunker subterrâneo???Sem problema.”
– Legenda de vídeo que, até 14h do dia 30 de junho de 2022, havia sido compartilhado por 1,1 mil usuários no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é uma montagem produzida por um criador de vídeos especializado em efeitos especiais. Não há relação com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, nem com o míssil Kinzhal.
Realizando uma busca reversa das imagens, é possível localizar o mesmo vídeo publicado no TikTok e no YouTube pela conta intitulada “InsanePatient2” em 27 de fevereiro, dias depois da invasão da Rússia no território ucraniano. O título do vídeo “What if Russia Started Nuclear War?” — “E se a Rússia iniciasse uma guerra nuclear?”, em português — refletia uma preocupação das autoridades internacionais à época diante das incertezas do conflito.
A conta InsanePatient2 tem dezenas de vídeos com efeitos especiais publicados. Em uma plataforma comumente utilizada por criadores de conteúdo para financiamento de seus trabalhos, o produtor do canal cita a sigla “VFX”, uma referência a “efeitos visuais”. “Produzir vídeos de VFX é extremamente divertido, mas não significa que é fácil. Ajude-me pelo Patreon para manter o canal funcionando”, escreveu.
No canal há outros vídeos que utilizam o mesmo cenário da suposta explosão do míssil em que ocorrem desfechos diferentes, como um em que um asteroide atinge a Lua.
Em março, a Lupa verificou outro vídeo de um suposto ataque do míssil Kinzhal a prédios do Ministério da Defesa ucraniano. Na verdade, as imagens mostravam um ataque israelense em Gaza, no território palestino, em maio de 2021.
Essa informação também foi analisada por AFP Checamos e Polígrafo, de Portugal.
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.01.2025 - 15h44
Segurança
Uso de Coca-Cola para apagar incêndios não é recomendado por Bombeiros

Circula nas redes um vídeo sugerindo o refrigerante Coca-Cola como método eficiente para apagar incêndios, comparando-o a extintores. Porém, o Corpo de Bombeiros alerta que o uso da bebida não é seguro e não deve ser adotado como solução em emergências. A recomendação é sempre acionar o número 193 para orientação e ajuda.

Catiane Pereira
23.01.2025 - 12h55
Internacional
Bandeira do orgulho LGBT+ não foi banida em escolas dos EUA; medida atinge embaixadas e consulados

Circula nas redes sociais a alegação de que a bandeira do orgulho LGBTQIA+ foi banida das escolas nos Estados Unidos. Publicações repercutem o boato com a imagem de uma bandeira junto à palavra “banido”. É falso. A medida atinge todos os símbolos que não sejam a bandeira nacional e vale para embaixadas e consulados norte-americanos, e não escolas.

João Pedro Capobianco
22.01.2025 - 16h43
Saúde
Não há indícios sobre a eficácia de teste de biorressonância feito a partir da urina

Uma nutricionista vende na internet um “teste de biorressonância” que seria capaz de detectar o que causa adoecimento nas pessoas, identificando parasitas, fungos, bactérias, metais pesados e órgãos que estão ficando doentes. É falso. O Ministério da Saúde e um especialista na área rechaçam as informações apresentadas para vender o produto.

Maiquel Rosauro
22.01.2025 - 16h28
Fraude
Post usa vídeos de Virginia Fonseca em golpe que promete mil reais

Circulam nas redes sociais vídeos em que a influenciadora Virginia Fonseca, proprietária da empresa We Pink, supostamente afirma que está distribuindo aos seus seguidores R$1.000. Para garantir o valor, basta acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe. A gravação foi criada com inteligência artificial. O link leva para um portal que pede dados e dinheiro. 

Evelyn Fagundes
22.01.2025 - 12h54
Economia
Faber-Castell não distribui kits gratuitos de volta às aulas; oferta é golpe

Circula um vídeo que afirma que a Faber-Castell está distribuindo kits escolares gratuitos para quem responder a um quiz, supostamente em comemoração aos 250 anos da marca. É falso. A empresa informou que não promove essa oferta, alertou sobre golpes envolvendo lojas on-line falsas e reforçou que divulga promoções apenas em seus canais oficiais.

Catiane Pereira
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital