UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra Lula sendo recebido com vaias em Pernambuco é falso e teve áudio adulterado
21.07.2022 - 15h53
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República, sendo recebido com gritos de “ladrão” ao desembarcar de uma van. A legenda informa que a gravação foi registrada na chegada do petista a Garanhuns, município de Pernambuco, nesta quarta-feira (20). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Chegada de Lula em Garanhuns - PE Hoje 20/7/2022
– Texto em vídeo que, até 13h do dia 21 de julho de 2022, havia sido compartilhado por 1 mil usuários no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo e não foi gravado em Pernambuco, e sim no Piauí, em 2021. Além disso, o áudio foi substituído digitalmente por outra gravação para dar a impressão de que Lula estaria sendo hostilizado — o que não acontece no registro original. Não foi possível encontrar o registro original das vaias.
As cenas foram gravadas quando o petista esteve no Piauí em agosto de 2021. Na gravação original, publicada no Tik Tok por um militante petista de Teresina, é possível ver que Lula estava apenas conversando e cumprimentando apoiadores. Não ocorreu nenhuma manifestação contrária à presença dele naquele momento, embora manifestantes contrários e favoráveis ao ex-presidente tenham entrado em confronto em outro local na mesma data.
Nesta quarta-feira (20), o petista compareceu em um ato público no município pernambucano de Garanhuns, cidade próxima de Caetés, onde nasceu. Lula permanece em Pernambuco hoje (21) para participar de evento político, segundo agenda divulgada pelo PT.
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.06.2025 - 16h26
Justiça
É uma sátira post sobre juiz que concedeu habeas corpus à Carla Zambelli

Post nas redes sociais alega que um juiz italiano chamado Giuseppi Cacurta havia concedido um habeas corpus preventivo à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). É falso. Trata-se de uma sátira. O magistrado não existe, sua imagem tem como origem uma foto modificada de Eduardo Bolsonaro e seu nome é um trocadilho para pegadinhas.

Maiquel Rosauro
11.06.2025 - 18h44
Fraude
É golpe post que promete indenização a clientes do Banco do Brasil por dados vazados

Circula nas redes um post afirmando que clientes do Banco do Brasil podem receber R$ 17.240,90 como indenização por vazamento de dados. É falso. Trata-se de um golpe. A publicação não redireciona ao site oficial do banco, mas a um portal que pede dados pessoais e valores financeiros em troca da indenização – que não existe.

Evelyn Fagundes
11.06.2025 - 15h29
Política
Juiz que morreu em SE não investigava fraude do INSS e nem citou irmão de Lula no caso

É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital