UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Fernando Haddad pretende extinguir a Rota e criar rede social para monitorar policiais militares
18.08.2022 - 14h19
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem com a foto do candidato a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que atribui ao petista oito propostas e comentários relativos à área de segurança pública, como a extinção da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), a criação de uma rede social para monitorar policiais militares e a exoneração do policial em caso de ocorrência com morte. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Policial só tem que andar armado em serviço, na folga vai deixar arma no quartel;
Vamos criar uma rede social própria para monitorar PMs em tempo integral;
A Polícia tem que entender que o bandido também é um cidadão de bem;
Havendo ocorrência com morte, o policial será exonerado;
Não acho que policial ganha pouco;
É inaceitável qualquer atividade na hora de folga;
A Rota precisa ser extinta;
Não acho justo um delegado fazer flagrante de um jovem que estava com um quilo de maconha…
(Fernando Haddad)
Candidato a Governador de SP
– Imagem que circula em grupos de WhatsApp e nas redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros de que Haddad tenha feito as propostas ou dito algumas das opiniões sobre segurança pública. Algumas das frases demonstram, inclusive, um pensamento contrário ao defendido pelo candidato.
É o caso, por exemplo, da afirmação “Não acho que policial ganha pouco”. O item 67 do plano de governo de Haddad, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cita que “nós somos o estado mais rico do país, mas temos a 23ª polícia mais mal remunerada". O programa menciona que o desafio será aumentar a autoestima e valorizar a carreira dos policiais, garantindo melhores condições de trabalho e salários.
O plano de governo do petista não cita criação de rede social para monitorar os PMs nem a intenção de exonerar policiais no caso de ocorrência com morte. O item 70 do programa aponta que será ampliada a colocação de câmeras nas fardas com o objetivo de diminuir a letalidade policial.
A extinção da Rota não é citada nas propostas sobre segurança divulgadas no plano e no site oficial do candidato. Da mesma forma, dois dos principais jornais paulistas - Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo - não publicaram notícias relativas ao assunto.
As propostas de Haddad para segurança também não contemplam a questão sobre deixar arma no quartel em dia de folga e ser inaceitável atividades na hora de folga. Também não há registros sobre o candidato defender que bandido é um cidadão de bem e achar injusto um delegado fazer um flagrante de um jovem que estava com um quilo de maconha. 
Essa postagem também foi verificada por Boatos.Org e Aos Fatos.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
14.03.2025 - 14h20
Religião
Post com pedido de oração pela Síria atribuído ao Papa é fake

Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 14h15
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ não foi financiado pelo BNDES

Circula nas redes sociais um post afirmando que o filme “Ainda Estou Aqui” foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É falso. A produção foi custeada com recursos próprios, não públicos. A publicação distorceu uma notícia sobre o banco ter aprovado recentemente um financiamento para uma coprodutora do longa.


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 17h30
Política
Vídeo em que homem diz ter orgulho da prisão de Lula foi editado

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 17h01
Economia
É falso que governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias

Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital