UOL - O melhor conteúdo
Lupa
No JN, Ciro cita dados falsos sobre policiais, indecisos e economia
23.08.2022 - 23h06
O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) foi entrevistado nesta terça-feira (23) no Jornal Nacional, da Rede Globo. Durante sua participação, chamou a atenção o número de policiais mencionado por ele: segundo o candidato, o país teria 11,6 mil policiais, quando o número real é 58 vezes maior. A Lupa checou algumas das frases ditas por Ciro Gomes na entrevista. A assessoria de imprensa de Ciro foi procurada, e esta checagem será atualizada se houver respostas. Veja, a seguir, o resultado:
“O Brasil tinha 34% da sua riqueza tirada da indústria (...)”
– Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato à Presidência, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022
Verdadeiro
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a indústria de transformação já foi responsável por mais de 30% do Produto Interno Bruno (PIB) do Brasil entre 1972 e 1989. O maior percentual foi em 1985, quando chegou em 35,88%. A indústria de transformação corresponde ao setor industrial propriamente dito. Os dados estão disponíveis no Ipeadata.

O conceito do IBGE de PIB Industrial inclui também outros setores, como a construção civil, extração, eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana. Quando considerados todos eles, a produção industrial chegou a corresponder a 47,97% do total em 1985
“(...) hoje está menos de 10% [a indústria brasileira]”
– Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato à Presidência, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022
Falso
Em 2021, último ano disponível para consulta, a indústria de transformação foi responsável por 11,33% do PIB brasileiro. Os dados são do IBGE e estão disponíveis para consulta no Ipeadata. Levando em consideração o PIB industrial total — que também leva em conta os setores de construção civil e mineração, por exemplo — o percentual em 2021 foi de 22,15%.
“O Brasil tem 3% da população do mundo e no Brasil morreram 11 de cada 100 pessoas que morreram no mundo na pandemia.”
– Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato à Presidência, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022
Verdadeiro
De acordo com o Worldometer, plataforma que mostra dados sobre a população mundial em tempo real, a população brasileira estimada hoje é de 215,8 milhões de habitantes. Isso representa 2,7% dos 8 bilhões de habitantes do planeta.
Já o número total de mortes por Covid-19 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, era de 682.549 — os dados são do dia 23 de agosto. Isso representa 10,5% do total de óbitos pela doença no mundo, também segundo o Worldometer — ou 10,5 pessoas para cada cem. A taxa de mortalidade por Covid-19 no país, de 324 por cada cem mil habitantes, é 3,9 vezes mais alta do que a média mundial — 80 por cada cem mil.
“São 11 anos sem crescer. [...] O país crescendo 0,26%, um quarto de 1%”
– Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato à Presidência, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022
Falso
Nos últimos 11 anos, entre 2011 e 2021, a variação total do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 7,4%. Dessa forma, o crescimento anual médio do país no período foi de 0,65%, índice cerca de 2,5 vezes maior que o mencionado pelo candidato. Os dados são do IBGE.
“O Brasil tem 11.600 policiais apenas”
– Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato à Presidência, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022
Falso
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 (página 462), o Brasil tem um efetivo de 682.279 policiais na ativa. O número inclui oito corporações: policiais militares, policiais civis, bombeiros, policiais penais, policiais rodoviários federais, policiais federais, policiais penais federais e peritos técnicos.
Mesmo se forem consideradas apenas as forças policiais no âmbito federal (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal Federal) o número é de 24.858, mais do que o dobro apresentado por Ciro Gomes.
“E você, indeciso, sabe quantos são vocês? Mais da metade da população”
– Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e candidato à Presidência, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022
Falso
É falso que mais da metade da população esteja indecisa sobre em quem votar nas eleições presidenciais de 2022. Pelo contrário, os brasileiros nunca estiveram tão decididos sobre em quem votar desde 1989, segundo levantamento do jornal O Globo.
De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada em julho, 26% dos eleitores não sabem em quem votar. 7 a cada 10 eleitores já têm o voto decidido em 2022. O dado faz parte da pesquisa espontânea, ou seja, quando o nome do candidato não é apresentado para o eleitor.
Na pesquisa Datafolha mais recente, divulgada em 19 de agosto, o percentual da enquete espontânea é ainda menor: 22% dos eleitores não sabem em quem votar.
Pesquisa da Quaest divulgada em 23 de agosto apontou que os indecisos correspondem a 36% do eleitorado.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.12.2024 - 20h00
Checagem
No Fantástico, Lula exagera sobre prisão e omite contexto sobre taxa de juros

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o presidente Lula falou sobre sua saúde e também respondeu perguntas sobre a economia do país. O petista fez afirmações distorcidas ao afirmar que não havia qualquer explicação para o aumento da taxa de juros, sem levar em consideração o papel do governo no desenvolvimento econômico. Confira checagem:

Ítalo Rômany
26.11.2024 - 16h00
Política
Bolsonaro repete mentiras ao se defender de indiciamento

Jair Bolsonaro voltou a repetir mentiras e ataques ao sistema eleitoral brasileiro em primeira coletiva de imprensa após indiciamento pela Polícia Federal. O ex-presidente conversou com jornalistas em 25/11 em Brasília. Ele negou envolvimento em trama golpista e atribuiu indiciamento a perseguição política. A Lupa checou algumas das declarações:

Carol Macário
25.10.2024 - 21h58
Eleições 2024
Na RBS, Melo e Rosário erram ao falar de recursos e prevenção de cheias

Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), participaram nesta sexta (25) do último debate antes do segundo turno, promovido pela RBS TV. No encontro, Melo e Rosário erraram ao falar sobre as responsabilidades e os recursos destinados à proteção contra as enchentes. Confira a checagem da Lupa:

Maiquel Rosauro
22.10.2024 - 20h00
Eleições 2024
Na GloboNews, candidatos de SP erram sobre votos na periferia e Enel

Os candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), foram sabatinados pela GloboNews nesta terça (22). Boulos errou ao afirmar que Lula e Haddad venceram em todas as periferias de SP em 2022. Nunes exagerou ao dizer que a Enel deixou a concessão em Goiás por pressão do governador. Confira a checagem da Lupa.

Carol Macário
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital