UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Atentado a Cristina Kirchner na Argentina: o que se sabe e o que é falso
02.09.2022 - 10h13
Rio de Janeiro - RJ
A vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, sofreu um atentado na porta de sua casa, em Buenos Aires, na noite de quinta-feira (1). Um homem direcionou ao rosto dela uma arma e disparou. O tiro, no entanto, não saiu, e Cristina não sofreu qualquer lesão. O homem, que é brasileiro e vive na Argentina há mais de 20 anos, foi detido.
A equipe de checadores do Chequeado, plataforma parceira da Lupa na Argentina e que coordena a rede de fact-checkers latinoamericanos LatamChequea, acompanha o caso e indica o que se sabe até o momento e o que é falso sobre o ataque sofrido por Cristina Kirchner. Veja:
1. Quem é o homem que disparou a arma?
O agressor foi identificado pela Polícia Federal Argentina – com informações do Cadastro Nacional de Pessoas (Renaper) – como Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos. Ele tem origem brasileira e é nacionalizado argentino com DNI 93.276.512, que confirma a nacionalidade estrangeira.
As informações sobre a identidade do agressor foram confirmadas pela Polícia Federal em relatório oficial divulgado pelo Ministério da Segurança da Nação, a cargo de Aníbal Fernández, na agência oficial Télam.
2. Qual a arma usada na tentativa de ataque à vice-presidente argentina?
A arma usada por Sabag Montiel é uma pistola Bersa de calibre 0.32 - fabricada na Argentina - carregada com cinco balas, conforme informações do Clarín. Segundo o presidente Alberto Fernández, "Cristina [Fernández de Kirchner] ainda está viva porque, por um motivo que ainda não foi confirmado tecnicamente, a arma, que tinha cinco balas, não disparou apesar de ter sido acionada".
Atualização: Inicialmente, foi informado pela imprensa argentina que a arma utilizada seria de calibre 0.40. Contudo, com o decorrer das investigações, foi descoberto que a arma era, na verdade, de calibre 0.32.
02.09.2022 - 13h51
3. Qual é a situação judicial até agora?
A investigação judicial desta tentativa de homicídio contra Cristina Kirchner foi conduzida pela juíza federal de plantão María Eugenia Capuchetti, titular do Tribunal Federal nº 5, e pelo promotor Carlos Rívolo.
Segundo nota da Polícia Federal Argentina, "foi formada uma equipe interdisciplinar, à inteira disposição da Justiça Federal, chefiada pelo chefe da Justiça Federal e composta pelo Ministério Público e todas as dependências dessa força. "Além disso, ele acrescenta: "Desde o início trabalhamos em equipe, a fim de coletar evidências para o caso que está em desenvolvimento".
4. Quem estava encarregado da custódia de Cristina Fernández de Kirchner?
Nas imagens que foram vistas ontem, a ex-presidente está cercada por dezenas de pessoas, algumas delas pertencentes à sua custódia. Trata-se da Divisão de Custódia Vice-Presidencial, que se reporta à Polícia Federal, que por sua vez se reporta ao Ministro de Segurança da Nação, Aníbal Fernández.
No sábado, 27 de agosto, a Polícia da Cidade de Buenos Aires reprimiu militantes do kirchnerismo que se reuniram em frente à esquina onde fica o apartamento do ex-presidente em repúdio ao processo judicial que Fernández de Kirchner enfrenta pelos crimes ilícitos associação e administração fraudulenta. Vizinhos na área relataram distúrbios e distúrbios de ruído.
Depois disso, o Ministro Fernández afirmou: "Tomamos a decisão de estender a custódia da colega Vice-Presidente da Nação, à custódia de sua casa, independentemente da custódia pessoal do PFA que sempre a assistiu".
5. Que desinformação circula até agora sobre o assunto?
Após a divulgação do vídeo em que Sabag Montiel é visto disparando contra a vice-presidente argentina, a conta de Twitter “La Derecha Diario” publicou um post às 23h20min de quinta-feira (1) afirmando que  “[O canal ] C5N publicou a história sobre a tentativa de assassinato de Cristina Kirchner 5 horas atrás, mais de 3 horas antes de realmente acontecer. A nota foi publicada às 18h e o ataque ocorreu às 21h37." O post inclui uma captura de tela onde se pode ver que a nota “Vídeo: assim queriam matar Cristina Kirchner” havia sido publicada há 5 horas, ou seja, às 18h, antes da tentativa de ataque ao ex-presidente. Isso é falso.
Através da ferramenta WayBack Machine, que permite visualizar cópias de versões anteriores de páginas na Internet, este meio conseguiu verificar que a primeira versão desta nota foi publicada às 21h37 do dia 1º de setembro de 2022. São a mesma hora e a mesma data do artigo no site de C5N.
Chequeado consultou o Google e o C5N sobre essa questão e, no momento da publicação da nota, aguardava uma resposta.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


27.02.2025 - 19h30
Política
Rubens Paiva, bolsa-família, denúncia PGR: seis erros de Bolsonaro na entrevista a Leo Dias

Em entrevista a Leo Dias, Bolsonaro minimizou investigações da PF, desqualificou a denúncia da PGR sobre a trama golpista e repetiu a fake de que criou o Pix. Na conversa, também atacou o filme Ainda Estou Aqui e fez acusações infundadas contra Rubens Paiva. Confira.

Gabriela Soares
06.02.2025 - 10h05
Checagem
Alimentos, PIB e combustíveis: Lula tropeça em declarações em entrevistas

O aumento dos preços dos alimentos tem pressionado o presidente Lula a adotar medidas para conter a inflação. Em entrevistas recentes, o petista reconheceu o problema. Por outro lado, ao defender o governo das críticas, citou dados distorcidos, como a de que o preço da carne caiu 30% em 2023.

Ítalo Rômany
16.12.2024 - 20h00
Checagem
No Fantástico, Lula exagera sobre prisão e omite contexto sobre taxa de juros

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o presidente Lula falou sobre sua saúde e também respondeu perguntas sobre a economia do país. O petista fez afirmações distorcidas ao afirmar que não havia qualquer explicação para o aumento da taxa de juros, sem levar em consideração o papel do governo no desenvolvimento econômico. Confira checagem:

Ítalo Rômany
26.11.2024 - 16h00
Política
Bolsonaro repete mentiras ao se defender de indiciamento

Jair Bolsonaro voltou a repetir mentiras e ataques ao sistema eleitoral brasileiro em primeira coletiva de imprensa após indiciamento pela Polícia Federal. O ex-presidente conversou com jornalistas em 25/11 em Brasília. Ele negou envolvimento em trama golpista e atribuiu indiciamento a perseguição política. A Lupa checou algumas das declarações:

Carol Macário
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital