UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo anunciando que Lula está fora das eleições é de 2018
02.09.2022 - 18h29
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo em que a jornalista Renata Lo Prete informa, durante um plantão da TV Globo, que o ex-presidente Lula (PT) não poderá mais concorrer às eleições porque teve o registro de candidatura rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“A maioria do TSE votou para excluir Lula das eleições deste ano”
– Trecho do vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhuma decisão, até o momento, que impede Lula (PT) de concorrer nas eleições de 2022. O vídeo que circula no WhatsApp foi ao ar na TV Globo em 31 de agosto de 2018, quando o TSE decidiu, por 6 votos a 1, indeferir o registro de candidatura do petista com base na Lei da Ficha Limpa. 
Além da data, algumas frases ditas por Renata Lo Prete no vídeo permitem identificar que a gravação, apesar de ser verdadeira, não é atual. Uma delas é a afirmação de que faltava o voto da presidente do TSE, Rosa Weber. Atualmente, o presidente do tribunal é o ministro Alexandre de Moraes, que tomou posse no dia 16 de agosto de 2022. Weber esteve na presidência do TSE durante as eleições de 2018. 
Outro ponto é que tanto o ministro Admar Gonzaga, que deu o voto para formar maioria para retirar Lula das eleições, quanto o ministro Tarcísio Vieira, que é citado por Lo Prete, não fazem parte da composição atual da Corte eleitoral. Gonzaga saiu do TSE em 2019, após desistir da recondução ao cargo. Já Vieira deixou o tribunal em 2021
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


02.04.2025 - 18h01
Fraude
Ana Maria, Datena e Cid Moreira são usados para vender falsa cura de doenças da visão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra os apresentadores Ana Maria Braga e Datena, além de Cid Moreira, morto em 2024, falando sobre um suplemento alimentar que promete tratar problemas oculares. É falso. O conteúdo foi criado com deepfake. Gravações foram manipuladas para forjar discursos falsos; os apresentadores nunca promoveram o produto.


Evelyn Fagundes
02.04.2025 - 15h10
Economia
‘Resgate Fácil’ é golpe que promete reembolsar vítimas de fraudes

Vídeo nas redes sociais alega que o Reclame Aqui lançou o “Resgate Fácil”, ferramenta onde as pessoas podem recuperar o dinheiro perdido em fraudes. É falso. O “Resgate Fácil” não recupera o dinheiro perdido e nem pertence ao Reclame Aqui. Trata-se de um golpe no qual é cobrado R$ 69,77 para fazer o download da suposta ferramenta.

Maiquel Rosauro
01.04.2025 - 15h59
Fraude
Vídeo falso usa Nikolas Ferreira e Lucas Polese para golpe de indenização

Circula nas redes um vídeo em que os deputados Nikolas Ferreira e Lucas Polese afirmam que, para garantir uma indenização oferecida pelo governo, seria preciso acessar um site e pagar uma taxa. É falso. O vídeo foi manipulado com deepfake. No post original, os parlamentares comentavam ações do Incra no Espírito Santo. 


Evelyn Fagundes
01.04.2025 - 15h28
Saúde
Recall de gel da L’Oréal por contaminação de benzeno não foi no Brasil

Circula nas redes sociais um post afirmando que o produto Efflaclar DUO +, um gel anti-acne da marca La Roche-Posay, do grupo L’Óreal, foi retirado do mercado pois descobriu-se na composição uma substância cancerígena, o benzeno. Falta contexto. O recall feito pela empresa se deu apenas em um lote do item nos Estados Unidos, não no Brasil. 


Evelyn Fagundes
01.04.2025 - 12h29
Propaganda enganosa
Michelle Bolsonaro não foi presa nem divulgou plataforma de investimento em criptomoedas

Circula nas redes uma falsa notícia atribuída à CNN Brasil, alegando que Michelle Bolsonaro foi colocada em prisão domiciliar após divulgar uma plataforma de criptomoedas. A reportagem é falsa e Michelle não foi presa. A plataforma mencionada também não foi divulgada pela ex-primeira dama.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital