UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Exaltasamba foi expulso de palco no RJ por apoiar Lula
28.09.2022 - 18h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais vídeo que mostra músicos em um palco enquanto o público entoa xingamentos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, depois, grita "Mito", como os apoiadores se referem ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto que acompanha a publicação informa que o vídeo é do momento em que o grupo Exaltasamba foi expulso de um palco de pagode na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após declarar apoio a Lula. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Exaltasamba foi expulso do palco no pagode na Barra da Tijuca ao tentar puxar coro a favor do militante”
– Texto em vídeo que vem sendo compartilhado nas redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Exaltasamba não foi expulso de um palco, no Rio de Janeiro, ao apoiar Lula. Conforme o Extra, o incidente ocorreu com o grupo Samba Independente dos Bons Costumes, em 18 de setembro, no evento Sambinha da Gigóia, na Ilha do Itanhangá, área nobre da cidade. A apresentação foi suspensa após a banda tocar uma música de apoio ao petista.
O Samba Independente foi retirado do palco depois de alterar a letra da canção “Tá Escrito”, do Grupo Revelação, cantando "Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda o Bolsonaro embora. Pode acreditar que um novo dia vai raiar e o Lula vai ganhar”. A música gerou vaias do público, acompanhadas de arremessos de objetos em direção aos músicos, como garrafas, copos e bebidas.
No Instagram, a banda divulgou uma nota oficial no qual afirma que os músicos foram “acuados e ameaçados por parte do público e da produção da casa”. O motivo da manifestação, segundo o Samba Independente, seria o “posicionamento político” do grupo.
O Exaltasamba suspendeu suas atividades em fevereiro de 2012. Quatro anos depois, Thell e Brilhantina, dois integrantes da antiga formação, se uniram a três novos intérpretes e formaram o Exalta, grupo que hoje dá continuidade à carreira artística da banda original. Em 18 de setembro, dia do incidente no Rio de Janeiro, o Exalta se apresentou em São Paulo, na Casa Flutuar.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


03.12.2024 - 17h47
Redes
Vídeo de pessoas com máscaras na Ucrânia é campanha promocional e não ação para driblar reconhecimento facial

Circula nas redes sociais um vídeo de pessoas com máscaras brancas, supostamente usadas para evitar reconhecimento facial na Ucrânia. É falso. As imagens são de uma campanha promocional para o clipe do músico Harfang, amplamente divulgada por portais ucranianos. O videoclipe foi lançado em agosto de 2024.

Gabriela Soares
03.12.2024 - 17h03
Política
É falso que Simone Tebet deixou o governo e pediu impeachment de Lula

Circula, nas redes sociais, a alegação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, deixou o governo federal e pediu o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. Tebet continua no governo e não pediu impeachment de Lula.

João Pedro Capobianco
02.12.2024 - 19h13
Política
É falso que Lula vendeu ‘reserva de urânio’ do Amazonas para a China

Vídeo afirma que Lula vendeu a maior reserva de urânio localizada no Amazonas para a China. É falso. Recursos minerais não podem ser vendidos, são protegidos pela Constituição como propriedade da União. O que foi vendido, na realidade, foi uma empresa privada – que administrava diversos minérios locais desde 1969 – para um grupo empresarial chinês.

Evelyn Fagundes
02.12.2024 - 18h16
Saúde
É falso que haja surto de tuberculose transmitida por mosquito em Minas Gerais; áudio é enganoso

Circula nas redes sociais um áudio que alerta sobre um surto de tuberculose em Minas Gerais transmitida por mosquitos.  É falso. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que não há surto e explicou que a tuberculose é  transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros ou fala — não por mosquitos.

Gabriela Soares
02.12.2024 - 16h55
Política
Áudios não provam inocência de Bolsonaro em plano de golpe

Circula nas redes um trecho de áudio em que o general da reserva Mario Fernandes reclama que Jair Bolsonaro não assinou a minuta de golpe. A legenda afirma que essa seria a prova de que o ex-presidente era inocente. É falso. A gravação está fora de contexto. As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento da tentativa de golpe.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital