Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Jair Bolsonaro ganhou um passaporte diplomático estadunidense. É falso. Publicações afirmam que Donald Trump teria concedido o documento ao brasileiro, mas Trump só será investido no cargo de presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025.
Circulam, nas redes sociais, imagens de um homem entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o prefeito eleito de Cuiabá Abilio Brunini (PL). Publicações alegam que o homem seria Francisco Wanderley Luiz, que morreu após provocar explosões em Brasília. É falso. O homem nas imagens é Joilton Padilha, vendedor de lanches em Cuiabá.
Circulam nas redes sociais posts afirmando que o presidente Lula teria dito que o valor da conta de energia aumentaria em breve. É falso. A Lupa verificou que as publicações se baseiam em notícias antigas, do início de outubro deste ano, quando o preço subiu. A partir de 1º de novembro, com a bandeira tarifária amarela, a conta ficou mais barata.
Circula, nas redes sociais, a alegação de que o governo federal repassou R$ 84 milhões do Bolsa Família para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Publicações alegam se tratar de um desvio feito pelo governo Lula. É falso. A transferência foi anunciada em 2020, pelo governo Bolsonaro, mas não foi efetivada.
Circula pelas redes sociais que a deputada federal Erika Hilton (PSOL), autora da PEC do fim da escala 6x1, não estudou sobre os impactos econômicos de sua proposta. A informação é compartilhada junto a uma entrevista dela à GloboNews. Falta contexto. Um trecho de apenas seis segundos tem sido compartilhado como se fosse a resposta completa.