Na tarde desta quarta (9), o presidente dos EUA anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. A medida repercutiu nas redes sociais, com reações de todos os espectros políticos, mas a esquerda dominou o debate, gerando mais repercussão e alcance em grupos de WhatsApp e Telegram.
Donald Trump anunciou que, a partir de 1º de agosto, os produtos importados do Brasil serão taxados em 50%. A medida foi interpretada como uma retaliação indireta ao país e às instituições brasileiras por conta da condenação e ações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O anúncio trouxe de volta a sigla TACO. Entenda o que isso significa.
A derrubada do aumento do IOF pelo Congresso aumentou a pressão sobre o governo Lula. A decisão alimentou ataques coordenados nas redes, explorando temas como Pix, impostos e FGTS, muitas vezes com mentiras e críticas. A Lupa listou as principais narrativas desinformativas contra o governo na área econômica desde 2023. Confira.
Golpes digitais anunciando vagas em falsos concursos públicos se espalham nas redes sociais. Só em junho, a Lupa localizou três golpes do tipo, que usaram anúncios e páginas simulando sites oficiais para enganar candidatos e lucrar com cobranças de inscrições em seleções que não existem.
Durante o GlobalFact, maior encontro global sobre combate à desinformação, os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia defenderam a atuação do Judiciário no debate sobre regulamentação das big techs. Ambos afirmaram que esse maior rigor é para “minar" mentiras propagadas nas redes, preocupação essa que se avizinha com as eleições de 2026