UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Bolsonaro não assinou GLO para colocar Forças Armadas no controle do país
08.12.2022 - 17h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo em que uma mulher não identificada afirma que um decreto que institui uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado no Diário Oficial da União. Dessa forma, segundo ela, as Forças Armadas devem assumir o controle do país e diplomar o presidente Jair Bolsonaro (PL). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“GLO foi assinada no dia 28 e publicada no Diário Oficial hoje. Com isso, as Forças Armadas estão efetivamente, agora verdadeiramente, assumindo o controle da nação. E, inclusive, estabelecendo a diplomação de Jair Messias Bolsonaro. Não haverá outra diplomação no dia 12”
– Trecho de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Nenhum decreto instituindo operações de GLO no país foi publicado recentemente no Diário Oficial da União – mesmo se isso tivesse ocorrido, não caberia às Forças Armadas assumir o “controle da nação”. 
A atuação das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem é regulamentada pela Lei Complementar nº 97/1999 e pelo Decreto Federal nº 3.897/2001. De acordo com esses dispositivos, as operações de GLO podem ser determinadas quando a capacidade de “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” pelas demais forças de segurança for considerada esgotada. Trata-se de um ato oficial de competência exclusiva do presidente da República.
A operação de GLO, ressalta a legislação, deve se desenvolver “de forma episódica, em área previamente estabelecida e por tempo limitado”. As Forças Armadas podem assumir o controle operacional de órgãos de segurança necessários para as ações, mas nunca se sobrepondo ao poder do presidente, que segue no comando.
Não há nenhum registro no Diário Oficial da União de atos recentes do Poder Executivo autorizando o emprego das Forças Armadas em operações de GLO. O último decreto do tipo assinado por Bolsonaro foi destinado à proteção da Amazônia em junho de 2021. A operação foi prorrogada uma vez e encerrada em outubro daquele ano.
Vale ressaltar ainda que a diplomação de candidatos eleitos não é de competência das Forças Armadas, mas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro não poderia ser diplomado, já que não foi o vencedor das eleições de 2022. Além disso, a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já está marcada para 12 de dezembro.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.04.2025 - 12h06
Cidades
Afirmação sobre CPI do MST na Bahia ignora decisão final da Justiça

Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que a Assembleia Legislativa da Bahia foi obrigada pelo Tribunal de Justiça do estado a instalar CPI para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Falta Contexto. Desembargador havia dado liminar favorável à instalação, mas o Plenário da Corte decretou fim da comissão.

Ítalo Rômany
22.04.2025 - 11h08
Tecnologia
É falso que inventor do Zimbábue criou carro movido a ondas de rádio

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que um inventor do Zimbábue criou carros movidos a radiofrequência, que não dependem de combustíveis fósseis nem de alimentação externa de energia elétrica. É falso. A suposta invenção circula nas redes desde 2013, mas nunca foi comprovada. O falso inventor já foi desmascarado por sites especializados.

João Pedro Capobianco
22.04.2025 - 11h01
Covid-19
É falso que autópsia em Singapura revelou que Covid-19 é causada por bactéria exposta à radiação

 É falso que Singapura tenha descoberto, por meio de autópsia, que a Covid-19 é causada por uma bactéria exposta à radiação. O Ministério da Saúde do país desmentiu o boato, e especialistas reforçam que a doença é provocada pelo vírus SARS-CoV-2.


Gabriela Soares
18.04.2025 - 08h00
Páscoa
Confira os golpes mais comuns da Páscoa e como se proteger

Com a chegada da Páscoa, criminosos aproveitam para aplicar golpes. Falsas promoções de ovos de chocolate e brindes imperdíveis são algumas das iscas usadas para enganar os consumidores. A Lupa separou algumas dessas fraudes. Confira as mais frequentes:

Equipe Lupa
17.04.2025 - 15h58
Política
Post viral usa montagem com fotos antigas para enganar sobre saúde de Bolsonaro

Circula nas redes um post que exibe uma montagem com três imagens: uma de Bolsonaro deitado em uma cama hospitalar com aparelhos, outra foto de Michelle Bolsonaro chorando, e por fim, uma de um abdômen inchado. O post é apresentado como se fosse um registro recente. É falso. As imagens são antigas, e a foto do abdômen não é do ex-presidente.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital