UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Os 5 boatos mais absurdos verificados pela Lupa em 2022
28.12.2022 - 05h00
Rio de Janeiro - RJ
Em 2022, ano eleitoral, a Lupa verificou mais de 650 peças de desinformação. Algumas delas se destacaram por exagerar na dose de ficção: uma teoria da conspiração dizia que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morreu e foi substituído por um sósia, enquanto outra afirmava que as pessoas vacinadas se transformaram em antenas de 5G. A Lupa selecionou os cinco boatos mais bizarros desmentidos em 2022, confira:

Lula morreu e foi trocado por um sósia?

Em dezembro, uma teoria da conspiração ganhou popularidade nos submundos da internet dizendo que, tal qual Paul McCartney e Avril Lavigne, o presidente eleito do Brasil, Lula, estaria morto, e a pessoa que se apresenta como ele seria um sósia. Qual a evidência? Fotos e vídeos no qual ele aparece com cinco dedos na mão esquerda.
O que os “detetives” da internet não repararam — ou acharam que os checadores não iriam reparar — é que as fotos e vídeos estavam espelhadas, isto é, a mão que estava sendo mostrada era a direita. Uma das imagens era, literalmente, uma fotografia tirada na frente do espelho.
Se a teoria da conspiração não colou, pelo menos há um certo fundamento histórico na tentativa. Em 522 a.C., Dario, o Grande, assassinou o rei da Pérsia, Bardiya, e assumiu o trono. O motivo alegado? O alvo do golpe era, na verdade, um usurpador que fingia ser o rei legítimo — que, supostamente, já estava morto havia meses. Hoje, 2.500 anos depois, é difícil acreditar nessa ladainha. Mas, na época, funcionou: Dario reinou por quase 40 anos.

G1 noticiou que Lula vai adotar pronome neutro na Bíblia e retirar nome de Jesus?

Um dos meios que produtores de desinformação usam para legitimar suas criações é falsificar títulos de reportagens inexistentes em veículos de comunicação confiáveis. Mas, às vezes, eles vão longe demais. 
Antes das eleições, viralizou uma falsa reportagem do G1 que dizia que, caso fosse eleito, Lula — ou o seu sósia — iria determinar que a Bíblia adotasse pronome neutro e parasse de citar o nome de Jesus Cristo. É óbvio que o G1 jamais publicou qualquer reportagem do tipo e que nenhum presidente ou sósia de presidente tem autoridade para determinar alterações em textos religiosos.

Vacinas transformarão as pessoas em 'antenas' de sinal 5G?

Desde que surgiu a Covid-19, teorias da conspiração tentam ligar a doença — e, posteriormente, a vacina — à tecnologia 5G. Em fevereiro de 2022, mais um vídeo viralizou fazendo essa ligação. O narrador diz que as vacinas fazem com que os seres humanos sejam “repetidores” do sinal 5G. 
É óbvio, todas as “evidências” para essa teoria são falsas. Mas se não fossem, seria um motivo para comemorar: pesquisadores analisaram detalhadamente os efeitos de tecnologias de transmissão de telefonia móvel, 5G incluso, no corpo humano, e nunca encontraram nenhuma evidência de que elas sejam nocivas à saúde. Ou seja: além de aumentar sua imunidade contra a Covid-19, a vacina também melhoraria o sinal do seu celular, sem nenhum dano ao corpo. Pena que é mentira!

Vacina contra a Covid-19 causou aborto em 100% das gestantes?

É provável que você conheça alguma mulher grávida que se vacinou contra Covid-19 e, posteriormente, teve filho. Mas produtores de desinformação antivacina tentaram fazer colar a ideia de que um estudo da Pfizer mostrou que os imunizantes causaram aborto em 100% das gestantes. A “fonte” desse conteúdo é um relatório sobre efeitos adversos da vacina realizados pela empresa que foi interpretado de forma completamente equivocada.

Deputada do PSOL propôs criação da 'profissão de ladrão' com direito a aposentadoria?

O site Terra Brasil Notíciastentou enganar seus leitores dizendo que a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) apresentou um projeto de lei para criar a profissão de “ladrão”. Em janeiro de 2022, eles publicaram um texto no site cujo título dizia que Talíria propôs essa alteração e que os ladrões teriam até direito a aposentadoria. Mas o texto não dizia nada disso.
Essa é mais uma estratégia clássica de desinformadores: publicar uma notícia verdadeira com um título mentiroso e sensacionalista. Quem se deu o trabalho de clicar no link e ler o texto perceberia que a proposta de Talíria não tem nada a ver com criar a profissão de ladrão. O próprio site diz que o projeto, na verdade, propõe a criação das categorias de “furto por necessidade” e “furto insignificante” no Código Penal. Apesar de ser uma mentira descarada, o conteúdo foi uma das peças de desinformação que mais viralizaram no primeiro semestre.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


13.01.2025 - 17h23
Redes Sociais
“No Brasil, já temos leis para cobrar”, diz MPF sobre mudanças da Meta

A decisão da Meta de encerrar seu programa de checagem nos EUA gerou reações no Brasil, levando a AGU a dar 72 horas para a empresa esclarecer a medida, enquanto o MPF também solicitou informações sobre mudanças nas políticas de moderação. O procurador Yuri Corrêa alerta para possível redução na proteção dos usuários caso a medida seja adotada.

Ítalo Rômany
09.01.2025 - 17h21
reportagem
Only 8% of ‘Community Notes’ in Portuguese on X Reach Users

Data extracted from the program that Elon Musk advocates as the best solution against disinformation shows that, despite its growing popularity, the Portuguese version suffers from a series of flaws that undermine the initiative.

Cristina Tardáguila
09.01.2025 - 14h00
Saúde
O que se sabe sobre o surto do vírus hMPV na China

Um surto na China de casos de metapneumovírus humano (hMPV) tem gerado mensagens alarmistas nas redes — lembrando o período de pandemia da Covid-19, como a de imagens de supostos hospitais sobrecarregados. Apesar de algumas semelhanças nos sintomas, o hMPV é um vírus muito mais antigo, identificado em 2001 e é recorrente em períodos de inverno.

Ítalo Rômany
08.01.2025 - 18h35
Redes Sociais
Diretrizes da Meta que permitem discursos discriminatórios esbarram em leis no Brasil

As mudanças nas diretrizes de comunidade da Meta — que enfraquecem as proteções contra discriminação de gênero e raça — são vistas como uma afronta às políticas de igualdade e inclusão. Especialistas ouvidos pela Lupa avaliam que as políticas da big tech no Brasil devem obedecer a legislação local, e por isso, podem ser judicializadas.

Ítalo Rômany
07.01.2025 - 17h53
Redes Sociais
Meta encerra programa de checagem de fatos nos EUA e silencia sobre Brasil

Após o anúncio da Meta sobre o fim do Programa de Verificação de Fatos (3PFC) nos Estados Unidos e a adoção do modelo colaborativo "Notas da Comunidade", cresce a preocupação com a sobrevivência das agências de checagem e o aumento da desinformação nas redes. Criado em 2016, o programa é a principal fonte de recursos de agências independentes.

Evelin Mendes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital