UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de Leo Chaves em apoio à paralisação de caminhoneiros é de 2018, não de 2023
11.01.2023 - 15h55
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo com uma mensagem do cantor sertanejo Leo Chaves em apoio aos caminhoneiros. Na gravação, ele comenta sobre um atual “estado de calamidade” que seria o início de uma revolução no país. A legenda afirma que o cantor gravou o vídeo no dia 10 de janeiro deste ano para convocar uma paralisação urgente no Brasil. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Paralização Urgente do Brasil. 10/01/2023 Cantor Léo faço dele minhas palavras
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo no qual Leo Chaves faz uma declaração de apoio aos caminhoneiros é de 2018, não de 2023. A gravação foi retirada de contexto para levar usuários da internet a acreditarem que o artista se referia às recentes manifestações golpistas realizadas por grupos bolsonaristas.
O vídeo original foi publicado pelo próprio cantor no dia 25 de maio de 2018 em sua conta no Instagram. À época, o artista comentava a então greve dos caminhoneiros que perdurou por 10 dias, entre 21 e 30 de maio de 2018, no governo do presidente Michel Temer (MDB). A categoria parou para exigir a redução nos preços do óleo diesel.
Em nota, a assessoria de imprensa de Leo Chaves confirmou que a filmagem é antiga. “É um vídeo de 2018 e estão usando totalmente fora do contexto”, declarou. A assessoria informou ainda que o cantor não pretende se posicionar politicamente no contexto atual.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


29.04.2025 - 16h08
Fraude
É golpe site que promete indenização por fraude no INSS; vídeo é deepfake

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que, em vista da fraude no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal decidiu indenizar as vítimas. Para sacar o valor, seria necessário acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe. O site não é oficial do governo. O vídeo foi criado com deepfake. 


Evelyn Fagundes
29.04.2025 - 12h47
Política
Andréia Sadi não questionou liberdade de Lula ao vivo na GloboNews

É falso que Andréia Sadi tenha questionado por que Lula está solto ao comentar a prisão de Fernando Collor. No Estúdio i da GloboNews, em 25 de abril de 2025, a jornalista criticou a incoerência de condenar toda a Lava Jato, mas não mencionou o nome de Lula.

Gabriela Soares
28.04.2025 - 16h54
Internacional
É falso que EUA enviaram apenas Trump e Melania para funeral do Papa

Circula, nas redes sociais, a alegação de que a comitiva norte-americana que foi ao funeral do Papa Francisco era composta apenas pelo presidente Donald Trump e pela primeira-dama Melania. É falso. Registros oficiais demonstram que a comitiva estadunidense tinha outras pessoas.

João Pedro Capobianco
25.04.2025 - 18h37
Internacional
É falso que Papa Francisco deixou Lamborghini e patrimônio milionário

Circula nas redes um vídeo afirmando que o Papa Francisco deixou um patrimônio milionário que envolve um carro da Lamborghini e um prédio de 20 andares. É falso. Francisco não possuía bens. O veículo foi um presente que o Pontífice recebeu da própria marca e optou por leiloar, e destinar o valor para projetos sociais. 


Evelyn Fagundes
25.04.2025 - 13h25
Política
Janja não foi impedida de viajar ao Vaticano para funeral do Papa

Circula nas redes sociais um post que afirma que a primeira-dama Janja da Silva foi impedida pelo Vaticano de participar do funeral do Papa Francisco. A informação é falsa. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) desmentiu o boato. Janja integra a comitiva do presidente Lula em visita oficial ao Vaticano.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital