UOL - O melhor conteúdo
Lupa
STF decreta prisão preventiva de pastor flagrado em atos golpistas
18.01.2023 - 18h54
Rio de Janeiro - RJ
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu em prisão preventiva a detenção em flagrante de Jorge Luiz dos Santos, presidente da Igreja Evangélica Amor de Deus João 3:16, de Itaverava (MG). Santos foi um dos pastores identificados pela Lupa na lista de detidos pelos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Na decisão, publicada por volta das 14h desta quarta-feira (18), o ministro estabeleceu que o Complexo Penitenciário da Papuda, na capital federal, fosse alertado.
Dados da Receita Federal mostram que a igreja de Santos foi fundada em 14 de julho de 2016 e permanece com cadastro ativo. No endereço da Amor de Deus João 3:16, no entanto, não havia – até julho de 2022 – nenhum sinal visível de que o local abriga uma igreja. 
No térreo, de acordo com a imagem disponível no serviço Google Street View, observa-se o escritório de um despachante e um espaço dedicado ao Conselho Tutelar. No segundo andar de um pequeno prédio, é possível ver que funcionava um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 
No Google, o endereço informado pela Amor de Deus João 3:16 à Receita Federal ainda aparece atrelado a outra entidade religiosa, a Adoradores do Rei. A reportagem não conseguiu localizar o CNPJ desta segunda organização. Nos documentos oficiais da Amor de Deus João 3:16 não aparece nenhuma referência a um possível nome fantasia ou a Adoradores do Rei.
Na segunda-feira (16), a Lupa revelou que quatro pastores haviam sido presos por participação nos atos terroristas de 8 de janeiro e que outros 13 apareciam na base de dados colaborativa Lupa nos Golpistas. Desde então, Lupa tenta, sem sucesso, falar com os pastores citados. Esta reportagem será atualizada caso haja resposta.
Nota: Esta reportagem faz parte do projeto Lupa nos Golpistas, produzido pela Lupa com apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Notícia
Conteúdo de hard news sobre eventos relevantes referentes à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


31.03.2025 - 18h32
Fact-Checking
IFCN publica relatório anual com alertas sobre uso indevido da IA e segurança dos jornalistas de verificação

A International Fact-Checking Networking (IFCN), organização dedicada a conectar checadores pelo mundo, publicou seu relatório anual sobre a qualidade de trabalho dos jornalistas. Dentre os desafios está a escassez de financiamento, o futuro da IA no jornalismo e a constante ameaça à integridade física e psicológica dos que atuam na área.

Yara Amorim
08.01.2025 - 19h50
Rede social
"Fact-checking não é censura", diz rede de checadores latino-americanos

A rede de checadores latino-americanos LatamChequea divulgou nesta quarta-feira nota sobre a decisão da Meta de acabar com o programa de verificação independente de fatos (Third Party Fact Checking) nos Estados Unidos. Na nota, a rede — que reúne 47 organizações de 21 países — externa a preocupação com as declarações feitas por Mark Zuckerberg.

Luciana Corrêa
09.05.2024 - 08h45
Tragédia no Sul
Pix: veja como se proteger de golpes em doações para o RS

O ímpeto de contribuir com a situação e ajudar as vítimas da crise que vive o estado do Rio Grande do Sul pode se transformar em combustível para criminosos, que se aproveitam do cenário de instabilidade e do espírito voluntário da população para confundi-la.

Victor Terra
08.05.2024 - 18h35
Tragédia no Sul
Enchentes no RS: piadas e memes são outro desastre na tragédia

O sofrimento capturado em fotos e vídeos se transformou, para alguns, em material para memes e comentários insensíveis. Especialmente em contextos de dor e perdas coletivas, é fundamental entender os limites entre humor e responsabilidade social.

Raphael Kapa
07.05.2024 - 13h12
Tragédia no Sul
5 passos para não desinformar em meio à tragédia do RS

Em cenários de catástrofe ambiental, conteúdos desinformativos se tornam ainda mais graves e perigoso, podendo custar vidas

Victor Terra
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital