UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Post engana ao incluir foto de incêndio de 2005 junto a imagens de protesto de 2017
09.02.2023 - 17h03
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma publicação que mostra a foto de um prédio em chamas seguida de outras três imagens de locais depredados. O texto que acompanha o post explica que os atos ocorreram em 2017 e foram praticados por "50 terroristas de esquerda" nos ministérios da Agricultura e Saúde. Também questiona se o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender algum dos responsáveis pelo ato. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Lembremo-nos de 2017, quando 50 terroristas da esquerda, devidamente identificados com bandeiras, atearam fogo em dois Ministérios, o da Agricultura e o da Saúde. Alguém lembra se o STF mandou prender alguém por ato terrorista?”
– Texto em imagem que circula nas redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto principal, que mostra um prédio tomado por chamas, não foi feita em 2017. A autoria do registro original não foi localizada, mas é possível ver que ele estava disponível na rede pelo menos desde 2012. As características da cena também indicam que foi registrada em 27 de dezembro de 2005, durante um incêndio que ocorreu no prédio-sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, provocado de forma acidental a partir de um curto-circuito em uma impressora.
A mesma imagem foi usada pelo então ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra (MDB-RS), no Twitter, em 24 de maio de 2017, para criticar depredações de prédios da Esplanada dos Ministérios. Alertado de que a foto era de 2005, Terra apagou a mensagem e se desculpou.
O ato de 2017 reivindicava a renúncia do então presidente Michel Temer (MDB) e, ao mesmo tempo, servia como protesto às reformas da Previdência e trabalhista. A mobilização desencadeou o uso das Forças Armadas em Brasília e terminou com pessoas feridas, prédios depredados, pontos de ônibus destruídos e fogo ateado em banheiros químicos.
As três imagens no canto inferior da postagem foram registradas durante o protesto de 2017. A foto no canto esquerdo, que mostra um homem sem camisa jogando uma pedra contra vidraças, foi tirada pelo fotógrafo Michael Melo, do Metrópoles. No dia seguinte, a imagem foi capa do jornal O Estado de S. Paulo.
A imagem do meio foi captada pela GloboNews, que noticiou fogo no Ministério da Agricultura. A foto à direita também é uma reprodução de imagens da GloboNews.
Os atos de maio de 2017 provocaram, de imediato, a prisão de oito pessoas. Três foram presas por porte de substância entorpecente para consumo pessoal e porte de arma branca; uma por porte de arma branca; duas por resistência e pichação; e uma por lesão corporal e resistência e uma por desacato. Outras 49 pessoas ficaram feridas.
Esse conteúdo foi verificado por Aos Fatos, em junho de 2020; Estadão Verifica, em setembro de 2020; e AFP e E-Farsas, em fevereiro de 2021. A publicação voltou a se tornar viral nas redes sociais após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas depredaram os prédios dos três poderes. No total, 1.046 pessoas foram presas em flagrante.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.04.2025 - 15h34
Saúde
Médicos usam argumentos falsos para atacar vacina da Covid em crianças

Circula nas redes vídeo em que representantes do Conselho Mundial de Saúde, que reúne mais de 250 associações médicas do mundo, pedem a interrupção imediata de campanhas obrigatórias voltadas a crianças. As alegações são de que as vacinas contra a Covid-19 são mais perigosas para esse público, causando “danos significativos”. A informação é falsa.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 15h11
Política
Deepfake simula fala falsa sobre sanções dos EUA se Bolsonaro for preso

Post traz um vídeo em que a jornalista Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, alega que os EUA ameaçam romper parcerias com o Brasil caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, o que incluiria impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. É falso. O conteúdo foi inventado e gerado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
16.04.2025 - 15h00
Internacional
É falso que Zelensky bloqueou a rede social de Trump na Ucrânia

Circula nas redes sociais um post afirmando que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, bloqueou no país a plataforma Truth Social, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É falso. A rede social nunca esteve disponível na Ucrânia.

Ítalo Rômany
16.04.2025 - 12h28
Política
Vídeo comparando inglês de Lula e Bolsonaro foi manipulado por IA

Circula nas redes sociais um vídeo que compara o inglês de Lula e Bolsonaro. É falso. A gravação em que Lula aparece falando inglês foi manipulada com inteligência artificial. O trecho original é de um debate de 2022, em que ele falou somente em português.

Gabriela Soares
15.04.2025 - 18h17
Saúde
Vacinas contra Covid-19 não reduzem plaquetas nem aumentam risco de morte por dengue

Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que as vacinas da Covid-19 reduzem a quantidade de plaquetas no corpo. Segundo ele, isso poderia ser fatal em casos de dengue, pois a suposta queda nas plaquetas causada pela vacina deixaria o paciente vulnerável. É falso. Imunizantes não diminuem as plaquetas do corpo de forma genérica.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital