UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que OMS mudou a classificação de jovens e idosos
29.03.2023 - 10h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula por grupos de WhatsApp um texto informando que a Organização Mundial da Saúde (OMS), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), teria supostamente reclassificado o conceito de jovens e idosos. Com isso, pessoas de 18 a 65 anos agora seriam consideradas jovens, enquanto idosos seriam somente aqueles com mais de 80 anos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
OMS reclassifica conceito de Jovem / Idoso (...) 
01) Menor de idade: 0 a 17 anos;
02) Jovens: 18 a 65 anos;
03) Meia Idade: 66 a 79 anos;
04) Idosos: 80 a 99 anos;
05) Idosos de Longa Vida: maiores de 100 anos”

– Trecho de texto em imagem que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, a OMS esclareceu que utiliza  60 e 65 anos como referências cronológicas para classificar idosos. O órgão ressaltou que não há um conceito único para classificar velhice, pois isso muda conforme as condições e políticas de cada país. “A OMS reconhece que a idade cronológica não deve ser o único marcador para definir as mudanças que acompanham o envelhecimento. Existem variações significativas relacionadas ao estado de saúde, participação e níveis de independência entre pessoas mais velhas que possuem a mesma idade”, explicou o órgão. 
Além disso, não há nenhuma notícia ou informação oficial que confirme que a OMS realizou essa suposta reorganização de faixas etárias. Uma procura pelos termos "OMS" e "classificação" ou "classifica" ou "reclassifica" e "idade" em buscadores como Google e Bing ou no site da organização mostra que não há nenhuma notícia sobre essa história. Vale ressaltar também que o texto que circula nas redes é antigo e já foi desmentido em ao menos outras duas situações, em 2018 e 2020.
No Brasil, é considerado idoso quem tem a partir dos 60 anos, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa. Essa definição é importante por definir a idade mínima para garantir direitos específicos às pessoas dessa faixa etária, como gratuidade de medicamentos e transporte. O objetivo é que essas pessoas tenham qualidade de vida, dignidade e autonomia. 
Em relação às classificações utilizadas para definir jovens e crianças, a página da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) — órgão da OMS que atua nas Américas —, destinada à saúde da criança, cita a faixa etária de 0 a 14 anos como sendo correspondente a crianças e adolescentes. No relatório final da “Estratégia e plano de ação para a saúde do adolescente e do jovem” – iniciativa que definiu ações dos países das Américas em prol desse grupo entre 2010 e 2018 –, divulgado em 2019 (página 1), a Opas e a OMS definem a “população jovem” na faixa etária entre 10 e 24 anos, sendo que adolescentes são a população entre 10 e 19 anos e os “jovens” ou “juventude” têm de 15 a 24 anos. 
No Brasil, a classificação para crianças e adolescentes é definida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que considera como crianças as pessoas com até 12 anos e como adolescentes aquelas que têm entre 12 e 18 anos. Há outra classificação no Estatuto da Juventude, que considera como jovens aqueles com 15 a 29 anos. Porém, segundo o artigo 2° do texto, para os adolescentes com idade entre 15 e 18 anos aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse sentido, o Estatuto da Juventude só deve ser aplicado se não houver nenhum conflito com o estatuto que protege crianças e adolescentes.    
Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.org e Fato ou Fake.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 12h06
Política
É falso que Donald Trump recebeu Michelle Bolsonaro no aeroporto; imagem foi gerada por IA

Homem diz em vídeo que a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, está nos Estados Unidos e foi recebida pelo presidente Donald Trump. Ele exibe uma foto de ambos, que aparentam estar em um aeroporto. É falso. Não há registros na imprensa sobre o suposto encontro. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 11h18
Internacional
Imagem viral de casa intacta em incêndios em LA foi gerada por IA

Circula nas redes a imagem de uma casa intacta, em meio a outras em chamas, que supostamente resistiu aos incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, a residência pertencia a um católico e teria sido poupada graças à estátua de Jesus Cristo. É falso. Imagem tem indícios de uso de IA.

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 10h46
Política
Imagem de Michelle e Trump com placa 'Bolsonaro 2026' foi criada por IA

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra Michelle Bolsonaro e Donald Trump segurando uma placa com os dizeres “Bolsonaro Presidente 2026”. A imagem é falsa. Trata-se de uma criação feita a partir de Inteligência Artificial (IA). Ferramentas que detectam uso de IA em conteúdos apontaram a utilização do recurso na foto.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital