UOL - O melhor conteúdo
Lupa
'Desinformação precisa ser combatida com atos severos e lei', defende Anielle Franco
05.04.2023 - 09h00
Rio de Janeiro - RJ
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, acredita que o combate à desinformação passe por medidas de educação e legislação. Na segunda parte de uma entrevista exclusiva concedida à Lupa, Anielle defendeu o uso de campanhas para levar conhecimento às pessoas. Segundo ela, isso foi fundamental para enfrentar a enxurrada de informações falsas envolvendo o nome de sua irmã, a ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro. 
“Se eu não tivesse um histórico de letramento político, letramento racial, de entender o que é ser favelada, de saber o que é na pele, de ter contato e convívio com pessoas ali, eu não teria, talvez, entendido o que era fake news, desinformação naquele momento”, declarou.
Confira os principais trechos da entrevista:
Anielle destacou também a importância de leis severas para punir quem usa a desinformação para minar projetos políticos, principalmente de mulheres negras, que são alvos mais frequentes de informações falsas e ataques. 
“Se a gente não debater isso a nível de legislação, de punição, de denúncia, talvez a gente não consiga agregar e nem avançar”, destaca. 
A primeira parte da entrevista com a ministra foi divulgada ontem (4). A ministra falou sobre como a desinformação afetou sua vida e a de sua família. Nessa segunda parte, ela citou algumas medidas para enfrentar o problema.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.01.2025 - 16h20
Redes Sociais
Notas da Comunidade do X falham, e fakes ganham espaço na plataforma

Uma das principais mudanças anunciadas pela Meta é o de substituir seu programa de checagem de fatos e copiar o modelo de "Notas da Comunidade" do X. Embora a Meta não tenha detalhado como o sistema será implementado, o formato utilizado no X apresenta diversas falhas. A Lupa teve acesso ao "Notas da Comunidade" e analisou seu funcionamento.

Ítalo Rômany
14.01.2025 - 17h21
Economia
Desinformação sobre Pix impacta mais de 9 milhões no WhatsApp e Telegram em 7 dias

Aplicativos receberam quase duas mensagens sobre falsa taxação do Pix a cada minuto desde o último dia 7, com mais de 9 milhões de usuários do WhatsApp e Telegram impactados. Narrativa que opõe governo a microempresário lembra a observada na campanha eleitoral dos EUA no ano passado.

Cristina Tardáguila
14.01.2025 - 14h26
Redes Sociais
AGU diz que resposta da Meta causa preocupação e marca audiência pública

A AGU manifestou "grave preocupação" em relação ao posicionamento enviado pela Meta nesta segunda (13) ao governo sobre as mudanças nas políticas de combate à desinformação e de condutas de ódio na plataforma. A AGU diz que o tom adotado pela big tech pode representar “terreno fértil para violação da legislação e de preceitos constitucionais”.

Ítalo Rômany
13.01.2025 - 17h23
Redes Sociais
“No Brasil, já temos leis para cobrar”, diz MPF sobre mudanças da Meta

A decisão da Meta de encerrar seu programa de checagem nos EUA gerou reações no Brasil, levando a AGU a dar 72 horas para a empresa esclarecer a medida, enquanto o MPF também solicitou informações sobre mudanças nas políticas de moderação. O procurador Yuri Corrêa alerta para possível redução na proteção dos usuários caso a medida seja adotada.

Ítalo Rômany
09.01.2025 - 17h21
reportagem
Only 8% of ‘Community Notes’ in Portuguese on X Reach Users

Data extracted from the program that Elon Musk advocates as the best solution against disinformation shows that, despite its growing popularity, the Portuguese version suffers from a series of flaws that undermine the initiative.

Cristina Tardáguila
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital