UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Gonçalves Dias não disse que José Dirceu foi ‘mentor’ dos atos golpistas de 8 de janeiro
24.04.2023 - 18h13
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a informação de que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, teria dito, em depoimento à Polícia Federal, que o petista José Dirceu foi o mentor da invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano. A postagem sugere que a informação teria sido publicada pelo colunista J.R. Guzzo no artigo “A casa caiu: foi o próprio governo Lula que armou a baderna do 8 de janeiro”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
URGENTE !!!
_*Em depoimento hj em Brasilia na PF, ex ministro Gonçalves Dias ex GSI , delatou a dois delegados da Polícia Federal, que o grande mentor de 8 de janeiro a invasão a sede dos três poderes, foi Zé Dirceu, ele que planejou em conjunto com os demais petistas, que falará o nome deles e as filmagens das reuniões para produzir os atos terroristas foram todos traçados e planejados por JOSÉ DIRCEU, e com aval total do Presidente Lula, que não vai arcar sozinho com a culpa e que ser o primeiro a depor na CPMI*_
– Texto em imagem que circula nas redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. De fato, J.R. Guzzo é autor de um artigo de opinião em que acusa Lula de armar os atos golpistas de 8 de janeiro para “se fazer de vítima”. Porém, o articulista não cita José Dirceu, que foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato de Lula. O texto foi publicado na última quinta-feira (20) no site do jornal Gazeta do Povo.
Na sexta-feira (21), Gonçalves Dias prestou um depoimento à Polícia Federal, posteriormente divulgado na íntegra pela CNN Brasil. Novamente, em nenhum momento Dirceu foi citado. Além disso, a imprensa brasileira não publicou qualquer matéria relacionando o depoimento de Dias a Dirceu.
Dias pediu demissão do cargo de ministro-chefe do GSI em 19 de abril, após a CNN Brasil divulgar vídeos que mostram a invasão ao Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Nas imagens, Dias aparece caminhando entre os invasores e aparenta mostrar o caminho de saída para os criminosos. 
A divulgação das imagens foi o estopim para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 janeiro, que pode ser instalada ainda nesta semana no Congresso Nacional.
Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.org e Aos Fatos.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.01.2025 - 18h16
Sociedade
Não existe nova lei que prevê o pagamento de pensão socioafetiva

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que uma nova lei de pensão prevê uma “pensão socioafetiva”. De acordo com a publicação viral, basta um relacionamento breve para que surja a obrigação de pagar pensão alimentícia para os filhos de outra pessoa. É falso. Não existe uma nova lei de pensão.

João Pedro Capobianco
23.01.2025 - 16h39
Economia
INSS não emitiu comunicado emergencial sobre o fim do pagamento da aposentadoria

Circula nas redes uma notícia que afirma: “Fim dos R$1.518: INSS emite comunicado emergencial com suspensão no pagamento à lista de aposentados”. Falta contexto. Apesar do título abrir interpretação para entender que se trata do fim total do benefício, o INSS não cancelou a aposentadoria, mas sim afirmou que existem condições para o recebimento.

Evelyn Fagundes
23.01.2025 - 15h44
Segurança
Uso de Coca-Cola para apagar incêndios não é recomendado por Bombeiros

Circula nas redes um vídeo sugerindo o refrigerante Coca-Cola como método eficiente para apagar incêndios, comparando-o a extintores. Porém, o Corpo de Bombeiros alerta que o uso da bebida não é seguro e não deve ser adotado como solução em emergências. A recomendação é sempre acionar o número 193 para orientação e ajuda.

Catiane Pereira
23.01.2025 - 12h55
Internacional
Bandeira do orgulho LGBT+ não foi banida em escolas dos EUA; medida atinge embaixadas e consulados

Circula nas redes sociais a alegação de que a bandeira do orgulho LGBTQIA+ foi banida das escolas nos Estados Unidos. Publicações repercutem o boato com a imagem de uma bandeira junto à palavra “banido”. É falso. A medida atinge todos os símbolos que não sejam a bandeira nacional e vale para embaixadas e consulados norte-americanos, e não escolas.

João Pedro Capobianco
22.01.2025 - 16h43
Saúde
Não há indícios sobre a eficácia de teste de biorressonância feito a partir da urina

Uma nutricionista vende na internet um “teste de biorressonância” que seria capaz de detectar o que causa adoecimento nas pessoas, identificando parasitas, fungos, bactérias, metais pesados e órgãos que estão ficando doentes. É falso. O Ministério da Saúde e um especialista na área rechaçam as informações apresentadas para vender o produto.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital