A International Fact-Checking Networking (IFCN), organização dedicada a conectar checadores pelo mundo, publicou seu relatório anual sobre a qualidade de trabalho dos jornalistas. Dentre os desafios está a escassez de financiamento, o futuro da IA no jornalismo e a constante ameaça à integridade física e psicológica dos que atuam na área.
A rede de checadores latino-americanos LatamChequea divulgou nesta quarta-feira nota sobre a decisão da Meta de acabar com o programa de verificação independente de fatos (Third Party Fact Checking) nos Estados Unidos. Na nota, a rede — que reúne 47 organizações de 21 países — externa a preocupação com as declarações feitas por Mark Zuckerberg.
O ímpeto de contribuir com a situação e ajudar as vítimas da crise que vive o estado do Rio Grande do Sul pode se transformar em combustível para criminosos, que se aproveitam do cenário de instabilidade e do espírito voluntário da população para confundi-la.
O sofrimento capturado em fotos e vídeos se transformou, para alguns, em material para memes e comentários insensíveis. Especialmente em contextos de dor e perdas coletivas, é fundamental entender os limites entre humor e responsabilidade social.
Em cenários de catástrofe ambiental, conteúdos desinformativos se tornam ainda mais graves e perigoso, podendo custar vidas