UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ‘estão colocando’ vírus e fungos do câncer na vacina da gripe
04.05.2023 - 15h46
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que “estão colocando” vírus e fungos do câncer na vacina da gripe. Ele cita o imunizante contra o vírus H1N1 como exemplo de fármaco que contém substâncias cancerígenas. É falso. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Nas vacinas estão colocando vírus do câncer, fungos do câncer [...] Nessa vacina H1N1 está o mumps virus, o maior causador de câncer, está lá
– Legenda do vídeo que circula no WhatsApp
Falso
A bula da vacina contra a gripe oferecida neste ano pelo Ministério da Saúde mostra que o imunizante não contém nenhuma substância cancerígena em sua fórmula. O fármaco, chamado Influenza Trivalente, é produzido pelo Butantan. A vacina contém três cepas de Myxovirus influenzae inativados, isto é, fragmentos inativos do vírus da gripe que incentivam o organismo a produzir anticorpos.
Embora o vídeo desinformativo tenha sido compartilhado como atual, existem registros de publicações do mesmo conteúdo em 2019, antes do início da pandemia de Covid-19. Os posts feitos naquele ano mostram que o trecho compartilhado agora, em 2023, é apenas um recorte de um vídeo maior em que o homem profere outras alegações infundadas, como quando diz que a vacinação é um perigo, o que é falso. 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu a segurança dos imunizantes contra a gripe utilizados no Brasil, em nota encaminhada à Lupa. “Todas as vacinas para influenza, gripe, em uso no país foram autorizadas pela Anvisa. Para estas autorizações são avaliadas as linhas de produção das vacinas, bem como os dados de eficácia e segurança dos estudos clínicos realizados com voluntários”, afirmou no comunicado. 
Anualmente, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a composição da vacina é alterada. A modificação é feita para contemplar as cepas que mais circularam na região no ano anterior, oferecendo aos vacinados maior proteção. 
Em comunicado emitido em 2019 sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o Ministério da Saúde afirmou que o imunizante distribuído protegia contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam naquele período no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); e B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos”, disse, a pasta, na nota.
A vacina deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria): A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; A/Darwin/9/2021 (H3N2)-like; e B/Austria/1359417/2021. “A vacina é segura e composta de vírus não ativado. Como qualquer imunizante, ela estimula o sistema imunológico a produzir defesa. Então, é comum a pessoa ter uma sensação de dor no corpo ou uma eventual febre baixa. Isso nada mais é do que o próprio organismo reagindo contra os antígenos que foram injetados com a vacina”, disse, no texto, o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
10.06.2025 - 10h08
Política
É falso que Macron cumprimentou Janja com selinho em visita à França

Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 09h18
Economia
É falso que não houve prisões por fraude no INSS

Post diz que ninguém foi preso na fraude dos descontos ilegais do INSS. É falso. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, em 23 de abril, com intuito de combater o esquema. Na ocasião, foram emitidos seis mandados de prisão temporária, sendo que três foram cumpridos e outros três estão foragidos.

Maiquel Rosauro
05.06.2025 - 18h02
Fraude
Magazine Luiza não está oferecendo 98% de desconto para quem fizer uma avaliação online da loja

Circula no Facebook um vídeo falso sobre uma campanha do Magazine Luiza que promete 98% de desconto. A empresa negou a promoção e orienta que as compras sejam feitas apenas pelo site oficial: www.magazineluiza.com.br.

Gabriela Soares
05.06.2025 - 17h51
Fraude
Feirão Limpa Nome da Serasa já foi encerrado; posts promovem fraudes

Circulam nas redes publicações que alegam que o Feirão Limpa Nome da Serasa será encerrado em breve, mas que ainda é possível verificar descontos de até 99%. É falso. O mutirão de negociação de pendências financeiras terminou no dia 31 de março. Os posts não redirecionam o usuário ao site oficial, indicando possível fraude.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital