UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que MC Reaça teve ‘morte encomendada’ após gravar música criticando STF
08.05.2023 - 16h18
Rio de Janeiro - RJ
Verificamos um vídeo que sugere que MC Reaça teria sido assassinado por “encomenda” após gravar uma música com críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). É falso.
A mensagem que circula no WhatsApp relaciona, em tom conspiratório, a morte do cantor Tales Alves Fernandes a um clipe musical em que chama Corte de “vergonha nacional”. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Cantor que cantou a música reconhecendo as características do STF, foi encontrado morto. SUICÍDIO JAMAIS, FOI ENCOMENDA. REPASSEM ATÉ O EXTERIOR. Mataram o cara, agora vamos fazer o mundo todo conhecer essa música
– Mensagem que acompanha o vídeo que circula no WhatsApp
Falso

MC Reaça não foi assassinado, como sugerem as publicações. Na realidade, o cantor cometeu suicídio, concluiu a Polícia Civil de São Paulo. Em 1º de junho de 2019, o corpo de Fernandes foi encontrado em um trecho da Rodovia Dom Pedro (SP-065) em Valinhos (SP). Preliminarmente, a Polícia Militar já havia verificado sinais de suicídio. 
Após investigar o caso, a causa da morte foi confirmada pela Polícia Civil. “A Polícia Civil informa que o 1° DP de Valinhos instaurou inquérito policial, que foi arquivado a pedido do Ministério Público, após ter sido constatado o suicídio”, afirmou a instituição em nota encaminhada à Lupa.
De acordo com as investigações, no mesmo dia em que tirou a própria vida, MC Reaça teria agredido uma mulher com quem mantinha um relacionamento. Ela ficou internada durante 12 dias no hospital e teve diversos ossos do rosto quebrados.
Fernandes tinha 25 anos e se notabilizou ao gravar músicas em apoio ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro em 2018. Após sua morte, o então presidente publicou uma mensagem nas redes sociais prestando condolências à família.
O clipe de MC Reaça apresentado na peça desinformativa segue disponível no YouTube — contrariando a informação de que ministros do STF teriam mandado retirar o conteúdo do ar.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
07.07.2025 - 15h31
Fraude
Deepfake usa imagem de Rodrigo Faro e promete falsa indenização do Nubank

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Rodrigo Faro afirma que o Nubank foi intimado pela Justiça a indenizar os clientes em R$ 10 mil. O post acompanha um link. É falso. Trata-se de uma deepfake. Rodrigo Faro teve sua imagem manipulada. O link não leva para o site oficial do banco.

Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital