Circulam no Facebook vídeos com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o jornalista William Bonner alegando que todos os brasileiros têm direito a uma indenização a ser paga pela Caixa Econômica Federal. É falso. Trata-se de um golpe. Os vídeos foram criados por IA e a Caixa não reconhece os posts.
Um post no Instagram diz que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto, de autoria do STF, que aumenta os salários da Suprema Corte e cria 160 novos cargos no tribunal, além de 40 cargos efetivos. Falta contexto. Foi aprovada a criação de 160 funções comissionadas de nível FC-6 que substituem as FC-4 e FC-3, que possuem remuneração menor.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma suposta fala do presidente norte-americano Donald Trump direcionada ao presidente Lula, em que o governo brasileiro é caracterizado como “fraco e corrupto”. É falso. O vídeo, criado a partir de uma gravação de 2014, utiliza áudio gerado com inteligência artificial (IA).
Circula no Facebook um post que afirma que houve uma investigação em uma mansão secreta do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A publicação direciona para um site que, em tom noticioso, diz que, após a apuração do caso do parlamentar, o Banco Central disponibilizou cadastros em uma plataforma de investimentos. É falso. Trata-se de um golpe.
Circula pelas redes sociais a alegação de que R$ 2 bilhões haviam sido gastos em um “polo industrial de biotecnologia da Amazônia” e que a obra nunca foi concluída. É falso. Instituições supostamente envolvidas no caso negaram a existência de qualquer fato relacionado à alegação.