UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Flordelis foi assassinada dentro de presídio
30.05.2023 - 18h17
Rio de Janeiro - RJ
Vídeo que circula nas redes sociais informa que a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza foi assassinada dentro de um presídio. A informação é falsa. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro negou o boato. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
E é confirmada a morte da ex-pastora Flordelis. Flordelis foi assassinada dentro da cadeia ontem
– Frases ditas em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Estado do Rio de Janeiro diz, em nota, que a informação sobre o assassinato de Flordelis não procede. "Não há registro de qualquer episódio envolvendo a citada", complementa a nota. Ela está presa na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu-RJ.
Flordelis dos Santos foi condenada, em novembro do ano passado, a 50 anos e 28 dias de prisão por homicídio triplamente qualificado; tentativa de homicídio duplamente qualificado; associação criminosa armada e uso de documento falso.
A ex-deputada foi presa em 13 de agosto de 2021, acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. A detenção ocorreu 48 horas depois que ela teve o mandato cassado na Câmara dos Deputados e, por consequência, ter perdido a imunidade parlamentar.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


15.04.2025 - 08h14
Política
Vídeo em que Gilmar Mendes nega tentativa de golpe é antigo

Publicação alega que o ministro Gilmar Mendes, do STF, admitiu que não houve tentativa de golpe. O post traz um vídeo do magistrado no qual ele afirma que "não houve, de forma muito clara (...) uma tentativa de golpe, não houve quem quisesse assumir o poder”. Falta contexto. Mendes fez a declaração apenas dez dias após o 8 de janeiro de 2023.

Maiquel Rosauro
11.04.2025 - 17h48
Fraude
É falso que Nubank está oferecendo indenização de R$10 mil para clientes

Circulam nas redes vídeos afirmando que o banco digital Nubank estaria oferecendo uma indenização de R$10 mil para os clientes. Alguns posts usam a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e uma reportagem televisiva e outros do advogado Fernando Chagas. É falso. Os vídeos foram criados com deepfake. O Nubank não está indenizando clientes. 


Evelyn Fagundes
11.04.2025 - 14h19
Trânsito
É falso que lei federal isente pedágio em filas acima de 300 metros

Um homem diz em vídeo que uma lei federal determina que os motoristas não são obrigados a pagar pedágio nas rodovias quando existir uma fila de veículos maior do que 300 metros. É falso. A liberação de pedágio em caso de formação de filas não é determinada por uma lei federal, mas pelos contratos de cada concessão.

Maiquel Rosauro
10.04.2025 - 19h20
Fraude
É golpe anúncio que promete kit de airsoft grátis ao responder quiz

Circulam no Instagram e Facebook anúncios falsos, em nome da empresa Rossi, que prometem um kit de airsoft para quem responder a um quiz sobre os 135 anos da marca. É falso e trata-se de um golpe. A empresa alertou que não realiza promoções desse tipo e pediu que os perfis sejam denunciados.

Gabriela Soares
10.04.2025 - 16h36
Fraude
Perfis no Facebook simulam canais do Governo Federal para aplicar golpe de phishing

Circulam nas redes diversos posts – publicados por páginas intituladas como “Governo Federal”, “União Gov” e termos correlatos – que induzem usuários a fornecerem dados pessoais para receberem indenizações e valores a partir do pagamento de uma taxa. É falso. Trata-se de um golpe chamado “phishing”, onde o fraudador finge ser uma fonte oficial.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital