UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ministro Edson Fachin seja proprietário de prédio em Santa Catarina
16.06.2023 - 17h59
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma pessoa não identificada faz uma gravação em frente a um prédio em construção, em Penha, município do litoral norte de Santa Catarina, e afirma que o empreendimento pertenceria ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). É falso. 
A assessoria de imprensa do STF negou que o ministro seja proprietário do edifício. Além disso, registros da Receita Federal mostram que, entre os sócios da empresa construtora, o nome de Fachin não está presente.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Estou aqui na Penha, Santa Catarina, esse prédio aqui é do ministro Fachin
– Trecho da narração do vídeo que circula nas redes sociais
Falso

O prédio exibido no vídeo não pertence ao ministro Edson Fachin. Em nota, a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal negou que a construção seja propriedade do jurista. “O ministro não tem qualquer relação com o imóvel e a informação é falsa. Trata-se de conteúdo completamente fantasioso e de desinformação sem escrúpulos. A autoria do vídeo já está sob apuração dos órgãos competentes”, afirmou, em comunicado publicado no site do órgão
A partir das imagens do vídeo desinformativo, a Lupa identificou que o edifício exibido na gravação se trata de uma construção da empresa Santer Empreendimentos. Nas redes sociais, a corporação publicou fotos e vídeos do prédio que é denominado “Vista Paradiso”.
À esquerda, captura do vídeo desinformativo. À direita, reprodução da imagem disponibilizada nas redes sociais da empresa que mostra o projeto de construção do prédio
No registro da Santer Empreendimentos, disponibilizado no site da Receita Federal, verifica-se que a empresa é composta por 4 sócios, sendo 3 cadastros de pessoas jurídicas, empresas, e um cadastro de pessoa física, chamada Mari Deise Stringari da Silva.  Em nenhum dos documentos dos sócios aparece o nome de Edson Fachin. 
A partir da base de dados da Receita, a Lupa verificou os dados de cada empresa associada: SAO MIGUEL PARTICIPACOES LTDA, CAPRI PARTICIPACOES LTDA e SS+ PARTICIPACOES LTDA. Em nenhum dos registros o nome do ministro foi encontrado. 

Em nota encaminhada à Lupa, a Santer Empreendimentos negou que exista participação do ministro Edson Fachin na empresa. "Trata-se de informação completamente falsa (fake news), produzida de forma anônima e ilegal, além de veiculada de modo leviano. A propriedade do empreendimento é integral e exclusiva da construtora, que, munida das licenças e autorizações exigidas pela legislação, promove sua execução e a comercialização das unidades", afirmou.
Este conteúdo também foi verificado pela Reuters
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2025 - 17h53
Economia
Não há evidências de gasto de R$ 2 bi em polo de biotecnologia na Amazônia

Circula pelas redes sociais a alegação de que R$ 2 bilhões haviam sido gastos em um “polo industrial de biotecnologia da Amazônia” e que a obra nunca foi concluída. É falso. Instituições supostamente envolvidas no caso negaram a existência de qualquer fato relacionado à alegação.

João Pedro Capobianco
11.07.2025 - 13h48
Justiça
Vídeos distorcem Código Penal e Lei Maria da Penha sobre furto entre cônjuges

Vídeos no Instagram alegam que, com base no Código Penal e na Lei da Maria da Penha, não é crime uma esposa pegar dinheiro na carteira do marido, mas seria se o contrário ocorresse, com o homem pegando dinheiro da mulher. É falso. Há crime se a situação estiver inserida em um contexto de violência doméstica.

Maiquel Rosauro
10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital