UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem homem vestindo camisa com a frase 'crianças trans são sexy'
16.06.2023 - 15h12
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais uma foto em que aparece um homem vestindo uma camisa com os dizeres "trans kids are sexy" - crianças trans são sexy, em tradução livre. Algumas postagens afirmam que o registro foi feito durante a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que ocorreu no último domingo (11). É falso. 
A imagem é uma montagem. A foto original foi registrada na Califórnia (EUA), em novembro de 2021, e não contém a frase.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Crianças trans são sexy. É isso que está dizendo aí
– Texto que acompanha post compartilhado no WhatsApp
Falso
A foto é uma montagem. O registro original foi feito por Taya Gray, do jornal Desert Sun, em novembro de 2021, durante a Parada do Orgulho LGBT+ de Palm Springs, Califórnia (EUA). Nele, a pessoa que aparece na imagem está usando uma camisa branca, sem nenhum tipo de estampa. 
Crédito: Taya Gray/The Desert Sun
A legenda da imagem original é a seguinte: "Os Desert Flaggers se apresentam ao longo da Palm Canyon Drive durante a parada do orgulho de Palm Springs no centro de Palm Springs, Califórnia, em 7 de novembro de 2021".
Há diversos posts nas redes sociais afirmando que a camisa com os dizeres "crianças trans são sexy" estão à venda na internet. Entretanto, no site da loja mencionada, não foi encontrada a mesma estampa. 
Levantamento realizado pelo Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio e o Democracy Reporting International, e publicado com exclusividade pela Lupa, mostrou que discursos de ódio e narrativas falsas têm dominado o debate sobre pessoas trans em grupos públicos do Facebook nos últimos quatro anos.
Nesta mesma semana, a Lupa checou outro post com ataques à Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Um vídeo que circulava nas redes mostrava um homem vestido semelhante a Jesus Cristo, pregado em uma cruz, enquanto um outro homem performava ao seu lado. "Ofendem a fé cristã, ridicularizam Jesus Cristo, e se o cristão reclama, é taxado de homofóbico", dizia a legenda. A cena não ocorreu em São Paulo, mas sim nos Estados Unidos. 
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos e Reuters
Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com a FGV Direito Rio, Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.03.2025 - 18h05
Fraude
Deepfake usa vídeo de Lula para promover golpe da falsa indenização

Circulam nas redes vídeos em que o presidente Lula diz que pessoas com o número final de CPF entre 0 a 9 podem resgatar uma indenização de até R$ 8 mil por conta de um vazamento de dados. É falso. Trata-se de uma deepfake. Gravações do presidente foram manipuladas para forjar a promoção de um site falso que não tem qualquer relação com o governo.


Evelyn Fagundes
21.03.2025 - 16h15
Impostos
Decisão de zerar ICMS de alimentos em SP é anterior ao governo Tarcísio

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), zerou o ICMS sobre arroz, feijão, café, açúcar e ovo. É falso. A isenção sobre estes alimentos é anterior ao governo Tarcísio. Açúcar e café não são produtos isentos, mas integram a lista de redução da base de cálculo desde 2000.

João Pedro Capobianco
19.03.2025 - 16h39
Política
O Superior Tribunal de Justiça não recebeu carros doados da empresa chinesa BYD

 É falso que a BYD presenteou o STJ com veículos. A empresa participou de um chamamento público para empréstimo de carros elétricos sob comodato, o que permitiu a concorrência de outras marcas. O edital justifica a renovação da frota por problemas mecânicos e destaca a oportunidade de a administração pública testar automóveis elétricos.

Gabriela Soares
19.03.2025 - 15h13
Fraude
É golpe leilão de celulares; sites falsos se passam pelo G1 e Amazon

Circula nas redes um link que leva para um site que se passa pelo G1 e afirma que a Amazon está organizando um leilão de celulares. No portal, existe outro link que redireciona para uma página que se passa pela Amazon. É falso. Trata-se de um golpe. As imagens foram retiradas de outros sites. A empresa disse à Lupa que não realiza leilões.

Evelyn Fagundes
18.03.2025 - 14h51
Política
É falso que Jair Bolsonaro teve passaporte liberado pelo STF

Circula, nas redes sociais, a alegação de que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte liberado após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. É falso. O passaporte de Bolsonaro continua retido. Moraes ordenou a revogação de medidas cautelares contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital