UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Alexandre de Moraes, do STF, bloqueou Pix de Bolsonaro
26.06.2023 - 19h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais print de uma publicação do portal Poder360 sobre uma suposta decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou conta bancária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), utilizada para receber transferências de apoiadores via Pix. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Moraes bloqueia conta de Bolsonaro que pedia Pix

– Texto de suposta publicação feita pelo Poder360 que circula nas redes sociais
Falso
O print trata-se de uma montagem. O ministro Alexandre de Moraes não bloqueou a conta bancária em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe transferências via Pix de apoiadores. Além disso, o Poder360 não publicou nenhuma reportagem sobre o tema.
Em comunicado enviado para a Lupa, a assessoria do STF disse que a afirmação sobre o bloqueio é falsa. “Não existe decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre Pix do ex-presidente Jair Bolsonaro”, reforça.
O Poder360, também em nota, negou que tenha publicado a afirmação de que o ministro teria bloqueado a conta de Bolsonaro. No site do Poder360, não é possível identificar nenhuma publicação com o título que está sendo compartilhado nas redes. Tampouco há notícia veiculada no site do Supremo que confirme a narrativa compartilhada nas redes sociais.
A desinformação surgiu após diversos apoiadores políticos de Jair Bolsonaro, como os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), pedirem aos seguidores nas redes que fizessem transferências via Pix para o ex-presidente. De acordo com os parlamentares, as quantias seriam destinadas a auxiliar Bolsonaro a pagar multas, que acumula mais de R$1 milhão em dívidas no estado de São Paulo por não utilizar máscara durante a pandemia de Covid-19.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.11.2024 - 12h00
Política
Vídeo de Trump sobre operação militar na Venezuela é de 2017

Circula nas redes um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que os Estados Unidos poderiam tomar ações militares para defender o povo venezuelano. Falta contexto. Apesar de estar sendo compartilhado como se fosse uma declaração atual, a fala de Trump é de 2017, quando a Venezuela vivenciava uma crise econômica.

Evelyn Fagundes
22.11.2024 - 11h12
Saúde
CEO da Pfizer não foi condenado à prisão perpétua por mentir sobre vacina

Post nas redes sociais alega que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, foi condenado à prisão perpétua por mentir para bilhões de pessoas sobre a vacina contra Covid-19, além de apontar que o imunizante não é seguro e eficaz. É falso. Trata-se de uma teoria da conspiração que circula desde 2021. A Anvisa comprovou a eficácia e a segurança da vacina.

Maiquel Rosauro
22.11.2024 - 10h51
Política
É falso que Maduro mobilizou mísseis após o Brasil vetar Venezuela no Brics

Circula na internet um vídeo que alega que Nicolás Maduro movimentou mísseis na fronteira com o Brasil após o presidente Lula vetar a entrada da Venezuela no Brics. É falso. O Exército esclareceu que não há movimentação incomum de tropas, apenas a prontidão preventiva de rotina. Além disso, alertou que postagens enganosas promovem desinformação.

Gabriela Soares
21.11.2024 - 19h52
Fraude
É golpe suposta promoção da Saraiva que promete livros gratuitos

Circulam nas redes vídeos afirmando que a livraria Saraiva – que decretou falência em outubro de 2023 – teria retornado ao mercado e estaria distribuindo livros gratuitamente em um site. É falso. Trata-se de um golpe que busca extrair dados pessoais e dinheiro das vítimas. Ao contrário do que afirma o post, a Saraiva não saiu da autofalência.


Evelyn Fagundes
21.11.2024 - 18h43
Fraude
Golpe simula site do g1 para divulgar falso leilão da Receita Federal

Circula pelas redes que a Receita Federal está realizando um leilão de diversos itens eletrônicos. A notícia supostamente foi divulgada pelo portal G1. É golpe. A Receita Federal esclarece que seus leilões são realizados exclusivamente pelo Sistema de Leilão Eletrônico, acessível apenas a usuários cadastrados no site do Governo Federal.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital