Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro e na sede do Partido Liberal (PL). A atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro nas redes e junto a autoridades dos EUA embasou a imposição de medidas cautelares. Especialistas avaliam a decisão.
A reação de bolsonaristas contra as medidas cautelares impostas pelo STF a Jair Bolsonaro tem sido pulverizada em grupos públicos do WhatsApp e Telegram. As mensagens incitam ataques diretos ao ministro Alexandre de Moraes, com menções à ditadura, e apelos por paralisações. Há apoiadores que defendem ainda “invadir Brasília” como retaliação.
Duas emergências ambientais são registradas, em média, por dia no Brasil. Essa taxa diária, observada ao longo deste ano, tem se mantido estável desde 2023, revelando um quadro de risco ambiental às vésperas da COP 30. A análise foi feita pela Lupa com base em registros do Sistema Nacional de Emergências Ambientais (Siema).
Levantamento da Lupa identificou 200 anúncios ativos na Meta oferecendo deep nudes de celebridades como Alessandra Negrini, Mel Maia e Virginia Fonseca. As imagens, manipuladas por inteligência artificial, são vendidas no Telegram e usadas em golpes que exploram a identidade visual da plataforma Privacy.
Na tarde desta quarta (9), o presidente dos EUA anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. A medida repercutiu nas redes sociais, com reações de todos os espectros políticos, mas a esquerda dominou o debate, gerando mais repercussão e alcance em grupos de WhatsApp e Telegram.