UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É de 2022 vídeo sobre paralisação de caminhoneiros devido alta no diesel
21.08.2023 - 18h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais trecho de uma reportagem sobre uma paralisação de caminhoneiros e transportadores de combustível por conta da alta no preço do óleo diesel. De acordo com as legendas que acompanham essas publicações no Facebook, essa suspensão das operações é atual. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
CAMINHONEIROS SE PREPARAM PARA PARALISAÇÃO APOS AUMENTO DO COMBUSTÍVEIS. CAOS INSTALADOS
– Trecho da legenda que acompanha o vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A gravação que mostra o apresentador Felipe Vieira e o repórter Mardélio Couto informando sobre a suspensão das atividades de caminhoneiros e transportadores de combustível não é atual. O vídeo original é de março de 2022 e se trata de um trecho da transmissão ao vivo da Band News. Na época, empresas de transporte anunciaram paralisação por conta do reajuste no preço do óleo diesel que teve alta de 25% naquele momento.
Nas redes sociais, usuários têm compartilhado o vídeo como se a situação fosse atual. Em um dos casos, a legenda de uma publicação afirma que os caminhoneiros iriam parar as operações a partir de sábado (19). No entanto, na imprensa, não há publicações registradas neste dia ou posteriormente sobre greve ou suspensão das atividades de transporte. 

Saiba mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


05.06.2025 - 18h02
Fraude
Magazine Luiza não está oferecendo 98% de desconto para quem fizer uma avaliação online da loja

Circula no Facebook um vídeo falso sobre uma campanha do Magazine Luiza que promete 98% de desconto. A empresa negou a promoção e orienta que as compras sejam feitas apenas pelo site oficial: www.magazineluiza.com.br.

Gabriela Soares
05.06.2025 - 17h51
Fraude
Feirão Limpa Nome da Serasa já foi encerrado; posts promovem fraudes

Circulam nas redes publicações que alegam que o Feirão Limpa Nome da Serasa será encerrado em breve, mas que ainda é possível verificar descontos de até 99%. É falso. O mutirão de negociação de pendências financeiras terminou no dia 31 de março. Os posts não redirecionam o usuário ao site oficial, indicando possível fraude.


Evelyn Fagundes
05.06.2025 - 16h49
Política
É falso que a Câmara suspendeu processo de golpe de estado no STF

Post alega que os deputados federais acabaram de suspender o processo de "golpe de estado" contra Alexandre Ramagem, Jair Bolsonaro e os demais acusados. É falso. Os parlamentares aprovaram um pedido de sustação da ação penal, mas apenas uma pequena parte do processo contra Ramagem foi paralisado até o fim de seu mandato na Câmara.

Maiquel Rosauro
04.06.2025 - 18h00
Fraude
Deepfakes voltam a usar Nikolas Ferreira para promover falsa indenização do Nubank

Circulam nas redes sociais vídeos em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirma que o banco digital Nubank perdeu um processo judicial e foi obrigado a oferecer uma indenização de R$10 mil aos clientes. É falso. O vídeo foi criado com deepfake. Trata-se de um golpe que retornou às redes; o Nubank não está indenizando clientes. 


Evelyn Fagundes
04.06.2025 - 10h51
Política
Justiça dos EUA não pediu bloqueio de bens de Gilmar Mendes em Portugal

É falso que a Justiça de Portugal tenha bloqueado bens do ministro Gilmar Mendes a pedido dos EUA. O STF negou a existência de qualquer pedido de bloqueio ou investigação contra o ministro, tanto por parte de Portugal quanto por autoridades norte-americanas.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital