UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa mensagem sobre WhatsApp Gold e vírus Gambarelli, que zera conta bancária
18.09.2023 - 17h39
Porto Alegre - RS
Circula pelas redes sociais uma mensagem alegando que será lançado no WhatsApp um vírus chamado “Gambarelli”, capaz de bloquear o telefone e zerar a conta bancária. O post ainda sugere que os usuários não devem abrir uma mensagem para atualizar o WhatsApp Gold. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Gambarelli.Não abra!!. O virus vai para o seu telefone, sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado para sempre!Avisem os seus contatos, amigos e colegas!!Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra!Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério.Envie para todos.
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
Não existe nenhum vírus para celulares chamado “Gambarelli”, que seria capaz de bloquear o aparelho via WhatsApp e tirar dinheiro de contas bancárias. Em algumas versões do mesmo texto compartilhadas nas redes sociais, a suposta ameaça digital aparece com outro nome, “Martinelli”. Já o WhatsApp Gold, citado na mensagem, é um software não oficial, que pode colocar em risco a segurança do usuário.
Em nota enviada à Lupa, o analista de Operações de Ameaças da Avast, Jakub Vavra, comenta que essa mensagem vem sendo enviada há vários anos. “Normalmente, o nome do vírus e o formato da mensagem são ajustados e os usuários a compartilham. Ela pode vir em vários idiomas, mas não há link ou qualquer outro conteúdo prejudicial”, afirma. Ele ressalta que, em 2017, a Polícia Nacional da Espanha havia alertado que mensagens sobre o vírus "Martinelli" eram falsas.
Porém, o especialista aponta que foram enviados vídeos para usuários promovendo o WhatsApp Gold e outros mensageiros com tema premium, que incentivam a instalação de um aplicativo. Ele orienta as pessoas a não instalarem apps de fontes desconhecidas. “Geralmente são spywares que podem extrair informações pessoais, como mensagens SMS, mensagens do WhatsApp, fotos e outros. Em alguns casos, até mesmo os dados bancários podem estar em risco”, alerta Vavra
A assessoria de imprensa do WhatsApp no Brasil, em nota enviada à Lupa, informa que a mensagem sobre o suposto vírus é falsa. Diz ainda que não existe nenhuma outra versão autorizada do aplicativo a não ser as oficiais (WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business). “Os aplicativos não compatíveis são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, diz o comunicado.
O WhatsApp possui uma página de Central de Ajuda na qual alerta os usuários que apps falsos podem conter softwares maliciosos que podem roubar dados e danificar o aparelho do usuário. “Não há nenhuma garantia de que suas mensagens e seus dados, como localização ou arquivos compartilhados, permanecerão privados e seguros. O uso de apps não oficiais pode resultar no banimento temporário ou permanente da sua conta”, informa a Central de Ajuda.
As falsas mensagens sobre os vírus “Gambarelli/Martinelli” são antigas e circulam, pelo menos, desde 2017, em diferentes idiomas. O assunto já foi verificado por Snopes, Africa Check, Independent, Evening Standard, The Sun, Computer Hoy, Fato ou Fake, Estadão Verifica, Boatos.Org, E-Farsas, TechTudo e Tilt.

Saiba mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.11.2024 - 12h00
Política
Vídeo de Trump sobre operação militar na Venezuela é de 2017

Circula nas redes um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que os Estados Unidos poderiam tomar ações militares para defender o povo venezuelano. Falta contexto. Apesar de estar sendo compartilhado como se fosse uma declaração atual, a fala de Trump é de 2017, quando a Venezuela vivenciava uma crise econômica.

Evelyn Fagundes
22.11.2024 - 11h12
Saúde
CEO da Pfizer não foi condenado à prisão perpétua por mentir sobre vacina

Post nas redes sociais alega que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, foi condenado à prisão perpétua por mentir para bilhões de pessoas sobre a vacina contra Covid-19, além de apontar que o imunizante não é seguro e eficaz. É falso. Trata-se de uma teoria da conspiração que circula desde 2021. A Anvisa comprovou a eficácia e a segurança da vacina.

Maiquel Rosauro
22.11.2024 - 10h51
Política
É falso que Maduro mobilizou mísseis após o Brasil vetar Venezuela no Brics

Circula na internet um vídeo que alega que Nicolás Maduro movimentou mísseis na fronteira com o Brasil após o presidente Lula vetar a entrada da Venezuela no Brics. É falso. O Exército esclareceu que não há movimentação incomum de tropas, apenas a prontidão preventiva de rotina. Além disso, alertou que postagens enganosas promovem desinformação.

Gabriela Soares
21.11.2024 - 19h52
Fraude
É golpe suposta promoção da Saraiva que promete livros gratuitos

Circulam nas redes vídeos afirmando que a livraria Saraiva – que decretou falência em outubro de 2023 – teria retornado ao mercado e estaria distribuindo livros gratuitamente em um site. É falso. Trata-se de um golpe que busca extrair dados pessoais e dinheiro das vítimas. Ao contrário do que afirma o post, a Saraiva não saiu da autofalência.


Evelyn Fagundes
21.11.2024 - 18h43
Fraude
Golpe simula site do g1 para divulgar falso leilão da Receita Federal

Circula pelas redes que a Receita Federal está realizando um leilão de diversos itens eletrônicos. A notícia supostamente foi divulgada pelo portal G1. É golpe. A Receita Federal esclarece que seus leilões são realizados exclusivamente pelo Sistema de Leilão Eletrônico, acessível apenas a usuários cadastrados no site do Governo Federal.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital