UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo com advogado é de 2021 e não prova que PT ordenou atentado contra Bolsonaro
21.09.2023 - 13h33
Brasília - DF
Circula pelo WhatsApp um vídeo com uma entrevista do advogado Frederick Wassef. A legenda alega que ele supostamente teria provas de que o Partido dos Trabalhadores (PT) foi o mandante do atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018. O texto diz ainda que a gravação ocorreu em 19 de setembro de 2023. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
explodiu A BOMBA FOI O PT Q MANDOU MATAR BOLSONARO 19-09-2023 O ADVOGADO JÁ TEM PROVAS QUE CONDENAM LULA
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Não há qualquer prova de que o PT foi o mandante do atentado cometido por Adélio Bispo contra Bolsonaro em 2018. Dois inquéritos sobre o crime foram concluídos pela Polícia Federal e, em ambos, foi constatado que ele agiu por iniciativa própria.
O primeiro, instaurado em setembro de 2018, concluiu que Bispo atuou sozinho, sem mandantes. O segundo, encerrado em maio de 2020, teve a mesma conclusão. Bispo foi diagnosticado com transtorno delirante persistente e considerado inimputável – incapaz de responder pelos atos que praticou – pelo juiz federal Bruno Savino. 
Em junho de 2019, ele foi absolvido do ataque contra Bolsonaro por esse motivo. Sua pena foi convertida em internação psiquiátrica por tempo indeterminado. Bispo, no entanto, segue preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).
No ano passado, as investigações foram reabertas pela Polícia Federal com foco no financiamento dos advogados que o defenderam inicialmente. A suspeita seria haver relação do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC) com esses profissionais. Até o momento, porém, essa relação não foi comprovada. Atualmente, Bispo é assistido pela Defensoria Pública, que assumiu sua defesa e curadoria, ou seja, a responsabilidade legal por ele.
Vale ressaltar que o vídeo que circula pelo WhatsApp é antigo, apesar de a legenda indicar que a gravação ocorreu em 19 de setembro de 2023. As imagens mostram Wassef, representante de Jair Bolsonaro no caso do atentado, numa entrevista em 3 de novembro de 2021. Na ocasião, Wassef disse que as investigações sobre a facada seriam reabertas. O advogado também declarou ter provas de que o ataque foi financiado pela esquerda. No entanto, não mencionou quais seriam essas supostas evidências.
Saiba mais:
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital