UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Lula ‘confessou’ ter vencido as eleições porque nordestinos são analfabetos
21.11.2023 - 15h31
Florianópolis - SC
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria “confessado”, durante um discurso, que só ganhou as eleições de 2022 porque o “povo do Nordeste é analfabeto”. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Eu só ganhei as eleições dele [Jair Bolsonaro] porque o povo nordestino é analfabeto. As pessoas que são analfabetas não são analfabetas por sua responsabilidade”
– Trecho de vídeo que circula em correntes de WhatsApp 
Falso
O presidente Lula não disse que só ganhou as eleições presidenciais de 2022 porque os nordestinos são analfabetos. A gravação foi editada e omite um trecho do discurso do político, no qual ele explica que essa declaração foi feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 6 de outubro de 2022, quatro dias após o primeiro turno das eleições, Lula participou de um comício em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, ele rebateu uma fala sobre o analfabetismo no Nordeste feita por Bolsonaro um dia antes, em 5 de outubro, durante uma live eleitoral. 
Na versão original do discurso, transmitido nos canais do PT, o político diz: “(...) e ontem, o meu adversário disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto. As pessoas que são analfabetas não são analfabetas por sua responsabilidade. Elas ficaram analfabetas porque esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação (...).”
O trecho “e ontem, o meu adversário disse que”, que antecede a parte em que ele fala sobre a vitória nas eleições, foi cortado e compartilhado nas redes sociais para induzir usuários a entender que Lula estaria fazendo uma “confissão” — o que não é verdade.

Bolsonaro associou analfabetismo ao Nordeste um dia antes

Em 5 de outubro, o ex-presidente Jair Bolsonaro, então candidato à reeleição, relacionou os índices de analfabetismo no Nordeste com a vitória de Lula na região. A declaração foi feita em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. 
Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses Estados? No nosso Nordeste”, afirmou o ex-presidente. Na época ele também responsabilizou os governos petistas pelos dados econômicos “inferiores” na região.
Essa peça desinformativa começou a circular ainda em outubro do ano passado e foi desmentida por Fato ou Fake, Estadão Verifica e UOL Confere. O conteúdo voltou a circular em novembro deste ano e também foi verificado pela Reuters Fact Check.

LEIA MAIS

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital