UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem print com comentário de Milei no X chamando Lula de ladrão
22.11.2023 - 16h47
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais o print de um suposto comentário do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em uma publicação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no X (antigo Twitter) após o resultado das eleições argentinas no dia 19 de novembro. No print, Milei teria chamado Lula de ladrão e dito “seu lugar é na prisão”. Trata-se de uma montagem. Confira o trabalho de verificação da Lupa.
“Lula Ladrón, tu lugar está en la prisión. (Lula ladrão, seu lugar é na prisão)”
– Comentário que aparece no print compartilhado nas redes sociais
Falso
Apesar de a postagem de Lula ser autêntica, não há evidências de que o comentário seja verdadeiro. A Lupa fez buscas no X e não encontrou a mensagem que supostamente teria sido escrita por Milei no dia 19 de novembro. Além disso, alguns detalhes no print apontam para uma montagem. Primeiro, há um desalinhamento entre a data do suposto comentário do presidente eleito na Argentina com o nome dele.
Montagem compartilhada nas redes sociais
Como é possível ver em um outro print de um comentário feito por Milei na mesma rede (confira abaixo), a data e o nome aparecem alinhados.
Comentário feito por Milei no X
Em segundo lugar, há alguns caracteres visíveis no comentário que parecem ter sido sobrepostos. Um deles é uma espécie de barra que aparece logo após o @JMilei. Isso também pode se observado nas palavras “está en la prisión”. Por trás delas há pontos brancos que indicam que havia algo escrito antes e foi apagado. Não é possível identificar as letras, mas é evidente que algo foi coberto pelo comentário. 
Terceiro, chama atenção o fato de um comentário como esse não ter nenhuma curtida, compartilhamento ou interação, ou não ter sido noticiado pela mídia, algo incomum para uma postagem de uma conta que tem mais de 1,7 milhão de seguidores. 
Além disso, não foram encontrados outros prints do suposto comentário. Segundo monitoramento realizado pela Escola de Comunicação e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV), no X, o print compartilhado foi mapeado pela primeira vez às 9h52 do dia 21 de novembro, por um perfil verificado, e contabiliza mais de 200 mil visualizações. Esse mesmo print foi enviado em um grupo de Telegram.
A Lupa entrou em contato com a assessoria de imprensa de Javier Milei, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. 
Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

LEIA MAIS

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital