UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lula não disse que população deixará de pagar Imposto de Renda no ano de 2640
22.11.2023 - 18h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supostamente declara que a população deixará de pagar Imposto de Renda no ano de 2640. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
EM 2640 NÃO TERA MAS IMPOSTO
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
A fala de Lula foi editada de forma a distorcer seu conteúdo. Na verdade, o presidente falava da faixa de isenção do Imposto de Renda, que foi ampliada para quem ganha até R$ 2.640. A referência, portanto, não era ao ano de 2640. A declaração do político foi feita durante o ato organizado por centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio deste ano, na capital paulista.
“Até ontem, o trabalhador que ganhava acima de R$ 1.903 pagava Imposto de Renda sobre o que ele ganhava acima de 1.900 [reais]. Agora nós aumentamos o limite para 2.640 [reais]. Então, até 2.640 [reais], ninguém vai pagar mais um centavo de Imposto de Renda. E vocês sabem que eu tenho um compromisso com vocês de, ao terminar o meu mandato, a gente ter a isenção até R$ 5.000”, discursou o presidente.
A Medida Provisória (MP) que aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) foi assinada no dia 30 de abril e começou a valer no dia seguinte.
O texto aumentou a faixa de isenção para R$ 2.112, além de também implementar um desconto adicional de R$ 528 sobre os valores retidos na fonte. Somados, os dois montantes atingem os R$ 2.640 anunciados – o que corresponde a dois salários mínimos de R$ 1.320.
Após análise da MP pelo Congresso, o presidente Lula sancionou a lei que tornou definitivas as mudanças no dia 28 de agosto.
LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2024 - 18h09
Internacional
É falso que senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com homem que atirou em Donald Trump

Post alega que o senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com o homem morto pela polícia após tentar assassinar o ex-presidente e candidato à presidência dos EUA Donald Trump. A publicação exibe um print do X do parlamentar com a mensagem. É falso. Não há indício de que Randolfe tenha feito o post. A página que fez a alegação deletou a postagem.

Maiquel Rosauro
14.07.2024 - 17h18
Eleições nos EUA
É falso que foto comprova que Trump foi baleado no peito em atentado

Circula nas redes sociais e no WhatsApp uma imagem que sugere que o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano Donald Trump também teria levado um tiro no peito durante atentado na Pensilvânia. É falso. Na verdade, o suposto buraco de bala não passa de uma dobra no casaco de um dos agentes do Serviço Secreto que o protegeram.

Cristina Tardáguila
14.07.2024 - 17h08
Eleições nos EUA
Homem de touca em foto não é atirador de atentado contra Trump; trata-se de jornalista italiano

Circula nas redes post que diz que a pessoa que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump é Mark Violets, membro de um grupo antifacista. O post inclui uma foto do suposto acusado.. É falso. A imagem que circula é do jornalista italiano Marco Violi. O FBI afirma que a autoria dos tiros é de Thomas Crooks. Portanto, trata-se de pessoas distintas.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h34
Política
Vídeo de Lula assumindo que levou 11 contêineres de acervo é anterior a decisão do TCU sobre presentes

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula saiu da Presidência com 11 contêineres de acervo, sem devolver os presentes recebidos. Falta contexto. À época, havia um entendimento de que o acervo deveria ser preservado pelos ex-presidentes. Somente após acórdão do TCU, em setembro de 2016, é que o petista devolveu os presentes.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h13
Política
Janja não disse que aumento do preço da gasolina é para os veículos e não para os motoristas. É uma sátira

Post alega que a primeira dama Janja da Silva disse que o aumento no preço da gasolina é para veículos, não para motoristas. A frase remetida à Janja está presente em uma captura de tela que possui o layout do g1. É falso. Janja não disse a frase. A arte presente no post é uma sátira inspirada em um antigo comentário de Janja sobre importações.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital