UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ivermectina é considerada tratamento contra o câncer
23.11.2023 - 10h58
Florianópolis - SC
Circula pelas redes sociais que a ivermectina, medicamento usado para tratar sarna e piolho, pode ajudar no tratamento contra o câncer. O vídeo que viralizou mostra a tela de um celular em que alguém mostra a pesquisa pelos termos “ivermectina” e “câncer” no site oficial dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, centro que agrega pesquisas em biomedicina de todo o mundo. 
 Na sequência, a gravação mostra uma lista com vários estudos identificados com as duas palavras. O autor do vídeo mostra, então, como fazer uma tradução rápida da página onde estão listados os artigos científicos usando uma ferramenta do próprio navegador. 
Por fim, o vídeo destaca, sem abrir nenhum link, os títulos e as breves descrições de alguns desses estudos. Um letreiro sugere, a partir disso, que a ivermectina pode ser eficaz para tratar pessoas com câncer. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“A ivermectina pode ajudar no tratamento de CÂNCER…”
– Texto em vídeo que circula em correntes de WhatsApp 
Falso
Não existe nenhuma evidência científica, até o momento, que comprove que a ivermectina é eficaz para o tratamento contra o câncer. Esse medicamento é indicado para tratar infecções causadas por vermes e parasitas como piolho e sarna. 
Embora exista uma série de estudos que testa e discute o uso da ivermectina como alternativa para tratar algumas doenças, isso não significa que algum deles tenha comprovado qualquer benefício do antiparasitário contra o câncer. Revisões sistemáticas de pesquisas recomendam que sejam feitos mais testes para investigar se a combinação desse fármaco com outras drogas é realmente eficaz contra células cancerosas
O site dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) de fato agrega dezenas de pesquisas sobre o tema. Isso não quer dizer, contudo, que o NIH recomende oficialmente o fármaco para esse fim. 
Uma pesquisa no site do NIH com os termos “ivermectina” e “câncer”, como o vídeo instrui, apenas mostra que existem estudos iniciais que estão testando se a ivermectina pode desempenhar um papel no tratamento contra o câncer.  
Um dos artigos destacados na gravação, por exemplo, intitulado “Ivermectina, um potencial medicamento anticâncer derivado de um medicamento antiparasitário” e assinado por pesquisadores chineses, fez uma revisão de mecanismos pelos quais a ivermectina inibiu o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer (in vitro). Embora o grupo tenha observado um potencial, recomenda novos estudos, incluindo testes clínicos, para avaliar o real benefício.
Estudo publicado na revista Pharmacological Research em 2021
Conteúdos desinformativos similares circularam nas redes sociais em maio deste ano nos Estados Unidos e foram desmentidos por agências de checagem. Na época, o Instituto Nacional do Câncer norte-americano, entidade que faz parte do NIH, informou à agência AP Fact Check que divulga ao público informações cientificamente precisas e baseadas em evidências sobre o câncer e que, até o momento, não há qualquer “informação que apoie a afirmação de que a ivermectina é uma ‘cura para o câncer’”. 
Vale pontuar que o NIH é um agência de pesquisas na área da saúde ligada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano. Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), órgão equivalente à Anvisa no Brasil, aprova o uso da ivermectina apenas para tratar vermes e parasitas — e não câncer.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica.
Nota: Este conteúdo foi produzido pela Lupa com apoio do Instituto Todos pela Saúde (ITpS)

LEIA MAIS

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
14.03.2025 - 14h20
Religião
Post com pedido de oração pela Síria atribuído ao Papa é fake

Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 14h15
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ não foi financiado pelo BNDES

Circula nas redes sociais um post afirmando que o filme “Ainda Estou Aqui” foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É falso. A produção foi custeada com recursos próprios, não públicos. A publicação distorceu uma notícia sobre o banco ter aprovado recentemente um financiamento para uma coprodutora do longa.


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 17h30
Política
Vídeo em que homem diz ter orgulho da prisão de Lula foi editado

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 17h01
Economia
É falso que governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias

Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital