UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo de Bolsonaro em aeroporto foi gravado em Porto Alegre em novembro de 2023
24.11.2023 - 11h12
Porto Alegre - RS
Circula pelas redes sociais um vídeo mostrando o desembarque do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um aeroporto. Nas imagens, ele é recebido por uma multidão e chega a ser carregado por apoiadores. A legenda que acompanha a publicação afirma que se trata da chegada do político a Porto Alegre, em 17 de novembro de 2023. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Chegada do Bolsonaro hoje em Porto Alegre hoje 17 de novembro de 2023.
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo é antigo e foi gravado em 8 de junho de 2017, no Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte. Na mesma data, as páginas de Bolsonaro no Facebook e no X (antigo Twitter) publicaram registros com outros ângulos de sua chegada ao local. O jornal O Estado de S. Paulo afirmou que, na época, o então deputado federal pelo PSC-RJ foi recebido por cerca de 500 pessoas.
Bolsonaro desembarcou em Porto Alegre em 17 de novembro, e, segundo o Correio do Povo, foi recepcionado por centenas de apoiadores no portão ao lado do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. No Instagram, Bolsonaro publicou um vídeo mostrando que uma grande quantidade de pessoas estava à sua espera.
O mesmo vídeo gravado no Aeroporto de Natal, em 2017, foi verificado duas vezes pela Lupa em 2021. Em maio daquele ano, circularam nas redes sociais postagens alegando que as imagens foram registradas no Equador. Já em setembro, posts desinformativos afirmavam que as cenas foram gravadas em Nova York.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital