UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que alerta sobre projeto no Senado para contratação de médicos sem Revalida
28.11.2023 - 15h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais vídeo que alerta sobre a tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei nº 3654/2020, que permite a contratação de médicos brasileiros formados no exterior, mesmo que não tenham prestado o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). No vídeo, um representante da Associação Médica Brasileira (AMB) faz um apelo pela não aprovação do projeto que será votado “nesta quinta-feira”. A gravação é antiga e está sendo compartilhada sem contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Hoje foi feito mais um acórdão no Senado Federal que querem aprovar, nesta quinta feira, o Projeto de Lei n° 3654, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, que autoriza quem estudou medicina no exterior a atuar no Brasil, como se médicos fossem. Mesmo quem não fez Revalida, mesmo quem não tem o CRM, mesmo quem não teve sua capacidade técnica avaliada
– Trecho de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falta contexto
O vídeo é antigo e foi publicado no canal do YouTube da Associação Médica Brasileira (AMB) no mesmo dia da votação do Projeto de Lei 3654/2020, no Senado Federal, em 6 de agosto de 2020. O homem que aparece nas imagens é o então vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Diogo Sampaio. Na ocasião, Sampaio fazia um alerta sobre a proposta que, segundo ele, implementaria o “exercício ilegal da medicina”. O projeto não foi aprovado no Senado. 
O PL 3654/2020, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), permitia a contratação excepcional de médicos brasileiros formados no exterior, mesmo sem o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida), e estrangeiros que atuaram no Programa Mais Médicos. A medida seria válida enquanto durasse o estado de emergência de saúde internacional decorrente da pandemia do coronavírus. 
Ao circular novamente sem a informação da data do vídeo e da votação do PL, em agosto de 2020, o conteúdo pode gerar desinformação. A gravação circula pelas redes sociais sem contexto, o PL 3654/2020 não foi aprovado pelo Senado Federal e, portanto, não seguiu para deliberação na Câmara dos Deputados e sanção presidencial.
O vídeo erra também ao descrever Diogo Sampaio como atual vice-presidente da AMB. Sampaio é um médico anestesiologista que foi diretor da AMB entre 2014 e 2017 e vice-presidente entre 2017 e 2020. Atualmente, ele não faz parte da diretoria da instituição.  
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
18.09.2024 - 16h51
Redes
É falso que STF decretou o fim do sigilo bancário

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.

Gabriela Soares
18.09.2024 - 15h34
Política
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.

João Pedro Capobianco
18.09.2024 - 14h14
Política
Kamala Harris, Michelle Obama e Brigitte Macron não são mulheres trans

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que Kamala Harris, candidata à presidência dos Estados Unidos; Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama; e Brigitte Macron, primeira dama da França, “nasceram homens”. É falso. Todas são mulheres cisgêneros, isto é, nasceram com o sexo feminino e se identificam com ele.


Evelyn Fagundes
18.09.2024 - 14h07
Política
Comunicado sobre expediente militar no desfile de 7 de setembro não incluía Brasília

Circula, pelas redes sociais, um comunicado do Comando Militar do Leste (CML) com instruções para o expediente militar em 7 de setembro de 2024. Postagens alegam que a ordem expressa justifica o público no desfile cívico em Brasília. É falso. O CML não atua no Distrito Federal e disse que vai abrir processo disciplinar “para apurar possíveis transgressões”.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital