UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe reportagem sobre celulares de vitrines da TIM com 80% de desconto
01.12.2023 - 12h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma reportagem que alega que a empresa de telefonia TIM estaria vendendo smartphones usados nas vitrines das lojas com 80% de desconto. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
A Tim vende os Smartphones usados nas ‘vitrines’ pelo preço de custo e quase ninguém sabe disso. Smartphones com até 80% de desconto. Saiba como e onde compra
– Título da matéria contida no site que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de um golpe. A “reportagem” leva a pessoa para um site enganoso que não tem nenhum vínculo com a operadora. A empresa afirmou, em nota encaminhada à Lupa, que desconhece o portal. “A operadora reforça também a recomendação ao consumidor de somente visitar canais oficiais da TIM para compra de smartphones e acessórios. A página (https://www.tim.com.br/) direciona para a loja online, neste link: https://lojaonline.tim.com.br/, afirmou.
A falsa reportagem simula o layout do portal G1, para tentar dar credibilidade à fraude e enganar vítimas mais desatentas. O logo que aparece no canto superior esquerdo, contudo, é do “g95”, um site de notícias inexistente. O texto da “matéria” afirma que a TIM não poderia vender smartphones do mostruário com o mesmo preço de novos e, por isso, estaria reduzindo os valores para comercializá-los online. Além disso, o site alega que diversas lojas da TIM podem ser fechadas futuramente – o que impulsionaria o mercado dos itens das vitrines.
Captura de tela mostra site que reporta sobre o falso desconto
A parte inferior da falsa matéria exibe um botão que redireciona para uma loja virtual, onde ocorre o golpe. Esse outro site imita a identidade visual da operadora TIM e mostra celulares de diversas marcas à venda, além de relógios modernos e fones de ouvido. Quem faz a compra, no entanto, não recebe os produtos. 
Captura de tela do site que mostra os falsos produtos à venda
A partir de uma busca realizada no Reclame Aqui, a Lupa identificou que o site está vinculado a uma empresa que seria a proprietária desses portais falsos, o Everest Group. Segundo as reclamações dos usuários, as compras nunca foram entregues depois de realizado o pagamento. A empresa acumulou, no último ano, mais de 3 mil reclamações, Além disso, essa companhia aparece na lista do Procon-SP de sites que devem ser evitados, por causa de queixas feitas e não respondidas após notificação.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital