UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Governo não distribui ar-condicionado portátil em parceria com LG
01.12.2023 - 14h29
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes um vídeo que mostra uma suposta reportagem da CNN com a afirmação de que o governo federal, em parceria com a fabricante LG, estaria distribuindo aparelhos de ar-condicionado em vista das ondas de calor. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Governo em parceria com a LG lança programa para distribuição de Ar Condicionados portáteis devido ao alerta vermelho para altas temperaturas no Brasil! Verifique se você tem direito
– Legenda que acompanha o post que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de um golpe. O post usa um trecho editado de uma reportagem produzida pela CNN. A voz da apresentadora Thaís Herédia foi usada para criar uma frase falsa, que não foi dita por ela durante o jornal. Além disso, em nota encaminhada à Lupa, a assessoria de comunicação do governo federal afirmou que não existe uma parceria com a fabricante LG para distribuir aparelhos de ar-condicionado portáteis. 
“A informação é falsa. Não existe nenhuma proposta com este escopo em discussão no governo federal”, disse a Secretaria de Comunicação da Presidência sobre as publicações que apontam para o falso projeto.
O vídeo falso que circula nas redes recortou uma parte do programa CNN Prime Time que foi ao ar no dia 19 de setembro deste ano. No trecho, Herédia fala sobre as fortes ondas de calor. O post desinformativo utiliza poucos segundos da matéria original. É possível notar que os títulos mostrados na parte inferior do vídeo enganoso são diferentes dos da gravação que foi ao ar.
Na reportagem verdadeira, o título inferior que aparece é “Altas temperaturas. Onda de calor atinge todo o país e pode chegar a 45ºC. Na cidade do Rio, termômetros marcam hoje 38º” – o que não tem nenhuma relação com a falsa distribuição de aparelhos de ar-condicionado. No post desinformativo, a legenda utiliza o nome da CNN e afirma “Último dia pra inscrição do programa. Aparelhos de ar-condicionado estão sendo distribuidos”.
Ao clicar no link disponível no vídeo publicado no Facebook, o usuário é redirecionado para um portal que contém elementos do site da CNN, mas que também conta com uma falsa reportagem em que o apresentador da Globo César Tralli fala sobre o projeto irreal de distribuição de aparelhos de ar-condicionado. 
Na parte inferior do falso site é exibido um botão com a frase: “Toque para verificar se seu CPF cumpre os requisitos para o programa”. Ao clicar, o usuário é redirecionado para outro portal que simula uma conversa de chat com um assistente da LG. 

Com o símbolo da LG, portal simula conversa entre o usuário e a fabricante
O site enganoso ainda traz outras falsas alegações, como a redução no valor da conta de luz e o nome do programa irreal “Brasil Climatizado”. O portal pede que o usuário insira os dados do CPF para progredir com o atendimento, o que é um golpe para conseguir informações pessoais.
Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.org, UOL Confere e Reuters Fact-Check.

Leia mais 




Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital