UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Médicos executados no Rio de Janeiro não realizaram cirurgia de Lula
01.12.2023 - 13h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que alega que os médicos responsáveis por realizar um procedimento cirúrgico no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em setembro deste ano, foram executados alguns dias após a operação por terem descoberto “alguma farsa” do político. Eles seriam os três médicos assassinados no Rio de Janeiro no início de outubro. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
BOMBA!! Os três médicos que foram mortos no RJ. Foi eles que operaram o Lula
Médicos podem ter descoberto alguma farsa e tiveram que serem 3xecut@d0s
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
Os médicos assassinados em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 5 de outubro de 2023, não faziam parte da equipe de profissionais do Hospital Sírio-Libanês que operaram o quadril e as pálpebras do presidente Lula em 29 de setembro deste ano. 
Durante o período que o mandatário esteve internado, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, o Sírio-Libanês emitiu cinco boletins médicos. Em nenhum deles consta os nomes dos médicos mortos no Rio de Janeiro.
No primeiro são citados o cardiologista Roberto Kalil Filho, o ortopedista Giancarlo Cavalli Polesello e a cirurgiã plástica ocular Eliana Forno. Nos demais boletins, o nome de Eliana Forno deu lugar ao da infectologista Ana Helena Germoglio (confira os boletins 2, 3, 4 e 5). Todos estão vivos. Kalil Filho e Germoglio, inclusive, fizeram diversas publicações em suas redes sociais nas últimas semanas.
Na ocasião, Lula passou por dois procedimentos cirúrgicos: uma artroplastia total de quadril à direita — que substituiu a cartilagem danificada no quadril — e uma blefaroplastia — retirada de excesso de pele ao redor dos olhos.
Os três médicos ortopedistas executados em um quiosque no Rio de Janeiro eram Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf Bomfim. Embora Marcos de Andrade fizesse parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, ele atuava na unidade de São Paulo e era especialista em cirurgia de pé e tornozelo. O presidente foi operado no quadril na unidade do hospital em Brasília.
Os médicos eram de São Paulo e estavam em um quiosque na Barra da Tijuca, em frente ao hotel onde estavam hospedados, quando homens armados chegaram em um carro e começaram a atirar. Eles estavam no Rio de Janeiro para participar de um congresso internacional de ortopedia. Uma das hipóteses da Polícia Civil é a de que um dos médicos foi confundido com um miliciano.
Conteúdo similar foi verificado por Aos Fatos e Estadão Verifica.
LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital