UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de comemoração de soltura do ‘chefe da favela’ é trecho de websérie
01.12.2023 - 07h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra homens comemorando a chegada do “chefe da favela”, o chamado Nego Tim. Segundo as legendas acompanham o conteúdo, a filmagem seria real e recente. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Chefe da Favela saiu da cadeia e aconteceu isso!
– Legenda que acompanha o vídeo nas redes sociais
Falso
O vídeo mostra um trecho da websérie ficcional “Dois Lados”, criada pela produtora Amassa Errejota e disponível no YouTube. As imagens, portanto, não são de um acontecimento real. A cena compõe o quinto episódio da primeira temporada e foi publicada originalmente em dezembro de 2020.
A websérie, que está atualmente na terceira temporada, é produzida de forma independente no Rio de Janeiro e acumula 30 milhões de visualizações. Jovens das próprias comunidades protagonizam as histórias narradas.
O diretor da produção, Jeferson Costa Cordeiro, ressalta que as armas utilizadas na cena em questão contêm bicos coloridos, já que são airsofts — armas de pressão utilizadas em jogos.
Cena da websérie ‘Dois Lados’: armas têm bicos coloridos
Ao contrário do que sugerem as postagens nas redes, o objetivo de “Dois Lados” é mostrar ao público que o crime não compensa, evidenciando os riscos e os prejuízos trazidos pelo tráfico, diz Cordeiro. “O intuito é resgatar vidas do crime, mostrar a realidade do que acontece no dia a dia dentro da favela. A gente viu a oportunidade na plataforma YouTube para lançar nossa websérie”, conta.
De acordo com o diretor, uma das referências do trabalho é o filme Cidade de Deus. “O Amassa Errejota já existe há três anos, foi uma reunião de amigos negros dentro da comunidade. Antigamente a gente via os caras na televisão e pensava que tinha que fazer meio mundo de coisa para poder virar ator e atriz, então resolvemos nos unir.”
Segundo Wallace Sepolto, ator que interpreta o “Nego Tim” na produção, não é a primeira vez que a websérie é alvo de desinformação. “A gente já viu, em muitas plataformas, usuários que pegam trechinhos do nosso vídeo e botam como real, falam que realmente ocorreu”, afirma. Ele, no entanto, destaca que isso não o desmotiva: “A gente começou com um pedaço de cano e um telefone. É gratificante estar no Amassa Errejota mostrando que o crime não compensa”.
Esse conteúdo também foi analisado por Aos Fatos e AFP Checamos.

Leia mais



Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital