UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo mistura gravações antigas e cenas de chuva não registradas em Dubai
01.12.2023 - 09h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra tempestades de areia, chuvas, trovões e até uma enchente contra a qual camelos lutam para não serem arrastados. A legenda afirma que as cenas teriam sido registradas durante uma “tempestade bizarra” em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Tempestade de areia no Amazonas e chuvas fortes em Dubai. Acho q a natureza não está tão resiliente com a raca humana. Só acho
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
O vídeo mistura gravações antigas e cenas que não foram registradas em Dubai.
A primeira imagem da peça desinformativa circula, pelo menos, desde o dia 2 de novembro e é atribuída ao Bahrein. Naquele dia foi reportada uma tempestade de areia que chegou a atrasar um treino da Fórmula 1. Outras gravações também publicadas no dia 2 registravam o tempo adverso no país.
A segunda imagem da peça desinformativa mostra raios atingindo o edifício Burj Khalifa, considerado o prédio mais alto do mundo, localizado em Dubai. A gravação, no entanto, é antiga e circula nas redes sociais desde janeiro de 2022. Há notícias de que raios atingiram o prédio durante uma tempestade em outubro deste ano, mas as imagens da peça desinformativa não são desta ocasião.
Outra cena, também antiga, mostra camelos em meio a uma enchente. O vídeo começou a circular na internet em outubro de 2018. Na época, inundações causadas por chuvas intensas ocasionaram transtornos na Arábia Saudita — e não em Dubai.
Existem diferentes versões do mesmo compilado de vídeos que supostamente mostram chuvas recentes em Dubai. Algumas delas apresentam o que parece ser um restaurante sendo invadido por uma enchente. Essa gravação foi registrada em um hotel de Shenzen, na China, em 2018, durante a passagem do tufão Mangkhut pelo país.
Segundo o jornal The National, houve chuvas intensas nos Emirados Árabes no dia 17 de novembro que ocasionaram o fechamento de estradas e o cancelamento de voos. Também há notícias de chuvas em agosto e em outubro.
Conteúdo similar foi verificado por Boatos.org.  
LEIA MAIS:
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
22.11.2024 - 12h00
Política
Vídeo de Trump sobre operação militar na Venezuela é de 2017

Circula nas redes um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que os Estados Unidos poderiam tomar ações militares para defender o povo venezuelano. Falta contexto. Apesar de estar sendo compartilhado como se fosse uma declaração atual, a fala de Trump é de 2017, quando a Venezuela vivenciava uma crise econômica.

Evelyn Fagundes
22.11.2024 - 11h12
Saúde
CEO da Pfizer não foi condenado à prisão perpétua por mentir sobre vacina

Post nas redes sociais alega que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, foi condenado à prisão perpétua por mentir para bilhões de pessoas sobre a vacina contra Covid-19, além de apontar que o imunizante não é seguro e eficaz. É falso. Trata-se de uma teoria da conspiração que circula desde 2021. A Anvisa comprovou a eficácia e a segurança da vacina.

Maiquel Rosauro
22.11.2024 - 10h51
Política
É falso que Maduro mobilizou mísseis após o Brasil vetar Venezuela no Brics

Circula na internet um vídeo que alega que Nicolás Maduro movimentou mísseis na fronteira com o Brasil após o presidente Lula vetar a entrada da Venezuela no Brics. É falso. O Exército esclareceu que não há movimentação incomum de tropas, apenas a prontidão preventiva de rotina. Além disso, alertou que postagens enganosas promovem desinformação.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital