UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo sobre suposta fraude em copos do McDonald's é sátira
04.12.2023 - 17h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um homem despejando refrigerante dentro de copos de diferentes tamanhos da rede de fast food McDonald’s. Na gravação, é dito que todos os recipientes recebem a mesma quantidade de líquido, independentemente do seu tamanho. O vídeo sugere que a empresa engana os consumidores, que pagariam valores diferentes pela mesma quantidade de bebida. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Se eu te contar que a vida inteira o McDonald's te enganou. Acabei de comprar no McDonald's um refrigerante grande, médio e pequeno. Esvaziei todos os três copos para mostrar que todos esses copos cabem o mesmo tanto de refrigerante. Eles te enganaram a vida inteira
– Trecho de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
O vídeo que circula pelas redes sociais é um conteúdo humorístico. O McDonald’s não engana os consumidores com copos de tamanhos diferentes que comportam o mesmo volume de líquido. Os recipientes oferecidos nas lojas recebem quantidades distintas de bebida, de acordo com o seu tamanho. 
A própria gravação aponta que se trata de uma piada no final das cenas, mas a mensagem aparece muito rapidamente. O registro termina com um frame em tela preta que só pode ser lido quando se pausa o vídeo. Na mensagem, o autor escreveu: “Este vídeo é apenas uma brincadeira”. Ele acrescentou ainda um alerta: “Não acredite em tudo o que vê na internet”.
O conteúdo foi produzido pelo influenciador Victor Dias. Ele costuma produzir vídeos testando receitas, produtos e até invenções que viralizam na internet, demonstrando se são reais e se funcionam. Em seu perfil no Facebook, ele publicou a versão mais extensa do vídeo com os copos do McDonald’s. Nele, Dias diz que houve cortes na gravação, explica que era uma brincadeira e mostra que os copos já tinham refrigerante no seu interior. 
Em nota, a assessoria de imprensa do McDonald’s no Brasil informou que os restaurantes da rede de fast food oferecem três tamanhos diferentes de copos para bebidas e que a quantidade de líquido correspondente ao pedido é selecionada nas máquinas, que dispõem de um timer automático programado na medida de cada um dos recipientes.
Conteúdo similar foi verificado por Boatos.org e Observador.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital