UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo Lula causou falência da Leroy Merlin de Jacarepaguá
05.12.2023 - 16h50
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo de um homem alegando que uma loja da Leroy Merlin localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, teria falido por culpa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Leroy Merlin aqui de Jacarepaguá. Faliu (...) Mais uma loja que o governo (...) [Lula] mandou pro saco
– Trecho de fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Ao contrário do que alega o vídeo desinformativo, a loja da Leroy Merlin localizada em Jacarepaguá não está em processo de falência. De fato, o estabelecimento filmado irá fechar. A empresa afirmou, no entanto, em nota encaminhada à Lupa, que o encerramento das operações no local não se dá em razão de questões financeiras, mas porque pretende abrir lojas em outros lugares. 
“A Leroy Merlin destaca que, ao longo de seus 25 anos no Brasil, sendo desses 22 anos no estado do Rio de Janeiro, vem evoluindo e transformando a sua atuação. Conta atualmente com 51 lojas físicas, além das opções de compra virtuais. Esclarece que, levando em consideração a estratégia da empresa em outros projetos e não por questões financeiras, as atividades da unidade localizada em Jacarepaguá (RJ) serão encerradas no dia 31 de dezembro”, disse a empresa. 
Segundo a companhia de origem francesa, o espaço da loja no bairro carioca passará a abrigar outra rede varejista. “Ciente da importância de suas unidades para economia do país e local, [a empresa] traçou um plano de expansão robusto e que, até 2025, deverá inaugurar 15 novas lojas em todo o país, em diferentes formatos, como a unidade de Salvador, inaugurada no último dia 1º de dezembro e outras do conceito Express que serão abertas no Brasil, assim já realizado em BH em 23 de novembro e no bairro do Leblon no RJ no próximo ano”, afirmou no comunicado. “A marca segue atendendo aos consumidores cariocas pelos canais digitais e nas unidades localizadas em Del Castilho, Barra da Tijuca, Bangu e Niterói.” 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que anualmente publica um ranking das 300 maiores empresas do setor, a Leroy Merlin permanece há mais de cinco anos liderando o segmento de estabelecimentos de materiais de construção.
 

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital