UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Flávio Dino não é dançarino com traje indígena em vídeo viral
06.12.2023 - 17h27
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Flávio Dino, supostamente dança trajado com um traje indígena. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Essa bicha louca é o próximo ministro do STF que o senado sabatinará. Lembre do senador que você escolheu, e cobre dele
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
O homem que aparece nas imagens não é o ministro Flávio Dino. Apesar de não ter sido possível identificar o dançarino do vídeo, ao se comparar as suas características físicas com as do político fica claro não se tratar da mesma pessoa.
Dino possui cabelo menos volumoso, sobrancelhas mais cheias, testa franzida e queixo mais levantado.
A versão mais antiga do vídeo, encontrada por meio de uma busca reversa, foi publicada no dia 25 de novembro em um perfil humorístico no Instagram. A legenda informa que a gravação teria sido registrada em Baixo Guandu, município do Espírito Santo, durante a “Festa do Pescador". 
Contudo, a assessoria de imprensa da prefeitura de Baixo Guandu informou, em nota, que nunca foi realizada essa festa na cidade e que o ministro não esteve no município recentemente. A prefeitura declarou ainda que o conteúdo que circula pelas redes sociais é humorístico.
Ao consultar a agenda do ministro é possível constatar que ele só esteve no estado em setembro, quando lançou o Programa de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que Flávio Dino nunca esteve na Festa do Pescador de Baixo Guandu, no Espírito Santo. "[A pasta] lamenta, ainda, que grupos extremistas estejam se aproveitando do atual momento para criar e disseminar informações falsas de todo tipo, com o único objetivo de manchar a imagem do ministro e influenciar a opinião pública na internet”, diz o texto da nota. Em suas redes sociais, como Twitter e Instagram, não há registros de Dino na referida festa.
Conteúdo similar foi verificado por Aos Fatos e Boatos.org.
LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital