UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Procon não obrigou Havan a vender smartphones por R$ 174,49. É golpe
07.12.2023 - 17h24
Porto Alegre - RS
Uma página na internet com o logo da CNN Brasil alega que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) obrigou a Havan a vender smartphones por R$ 174,49. Há também um vídeo com o apresentador César Tralli, do Jornal Hoje, da TV Globo, em que ele supostamente fala sobre o assunto. Ao final da página, um link leva para um site de vendas que possui o logo da Havan e oferece o produtor.
Além disso, nas redes sociais, circula outro vídeo no qual o dono da Havan, Luciano Hang, afirma que receberá uma intimação. Em seguida, ele supostamente afirma que o Procon obrigou a loja a vender 200 unidades do celular Samsung S22 por R$ 179 devido a um erro em um anúncio. É golpe.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
PROCON obriga Havan a vender celular de última geração por R$ 179,49; Unidades estão disponíveis”
“Empresa cometeu um erro ao anunciar celular Samsung de R$ 4.889 por apenas R$ 179,49 e PROCON entendeu que a Havan deveria vender 200 unidades pelo preço que foi anunciado de forma equivocada".
– Texto em página na internet
Falso
A Havan não foi obrigada pelo Procon a comercializar smartphones de última geração por R$ 179,49. A empresa publicou uma nota, em seu site, no qual afirma que se trata de um golpe utilizando a imagem de Hang. 
“Golpistas usaram parte de um antigo vídeo e, com auxílio da inteligência artificial, reproduziram uma voz parecida com a do empresário. Diversos clientes têm ido em lojas da Havan em todo o Brasil em busca da “promoção” anunciada no vídeo, porém, ela não existe, afinal, trata-se de uma fraude”, diz trecho da nota.
A Havan ainda informa que o setor jurídico da empresa atua para responsabilizar os criminosos e que todas as ofertas ou promoções podem ser confirmadas nos nos perfis oficiais da empresa ou ainda pelo site havan.com.br.
Além disso, nenhum site noticiou a suposta decisão do Procon, presente na maioria dos estados e em alguns municípios. Em nota enviada à Lupa, o Procon de São Paulo afirma que essa alegação é falsa. “O Procon-SP esclarece que não intimou a empresa Havan para cumprir qualquer obrigação e, portanto, também não publicou nenhuma notícia em seu portal sobre este assunto”, diz o órgão, em nota. 
Ainda segundo o Procon, a recomendação é que toda informação seja confirmada diretamente no www.procon.sp.gov.br e não apenas por imagens e vídeos em posts. “A circulação de notícias falsas bem como o envio de e-mails em nome do órgão tem sido constante, recomendando que consumidores e fornecedores tenham o máximo cuidado ao receberem informações que façam qualquer menção ao Procon-SP”, diz a nota do órgão.
A página que traz as informações enganosas imita o layout da CNN Brasil e possui diversos elementos que comprovam que se trata de um golpe. O vídeo com César Tralli possui o símbolo da TV Globo, concorrente da CNN, e a voz do apresentador não soa natural no vídeo, o que indica que foi criada por inteligência artificial. Além disso, o endereço do site da CNN é https://www.cnnbrasil.com.br/ e não “https://cnniformativo.com/…” como consta na página.
O site de vendas imita o layout da página de relações institucionais da Havan, cujo endereço real é https://ri.havan.com.br/ e não "https://havanpromo.online/..." como consta na página fake.
Na página oficial da Havan são oferecidos smartphones de diferentes marcas e valores variados. Porém, os aparelhos de última geração possuem preço superior a R$ 649,90

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital