UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que policial israelense estrangula criança palestina em vídeo filmado ‘no sábado’ em Jerusalém
08.12.2023 - 15h52
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um homem usando um colete verde fluorescente que prende à força um menino no chão. A legenda diz que ele seria um policial israelense estrangulando uma criança palestina até a morte. O caso teria acontecido “no sábado” em frente à embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Um criminoso policial israelense estrangula uma criança palestina até a morte no sábado, durante uma manifestação em frente à embaixada americana em Jerusalém. Enquanto estrangulava o menino, ele pronunciou a “palavra do martírio” antes de sua morte. Apesar das inúmeras tentativas de grupos de enviar este vídeo para o Youtube, ele… Foi sistematicamente removido e Foi removido do Google, Facebook e YouTube. Por favor, distribua este vídeo para que chegue a todas as mídias
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
O vídeo de um segurança que prende violentamente uma criança foi filmado na Suécia em 6 de fevereiro de 2015, não em Israel em 2023. Não há, portanto, nenhuma relação com o conflito que ocorre com o Hamas. A gravação mostra um menino de 9 anos sendo contido por seguranças da estação ferroviária da cidade de Malmo, na Suécia.
Uma reportagem sobre o ocorrido foi publicada pelo jornal sueco Sydsvenskan em fevereiro de 2015. O título diz “Guarda bateu cabeça de criança de nove anos no chão”, em tradução para o português. Também está disponível no canal do veículo no YouTube o vídeo original (cenas fortes), publicado em 2015. Ou seja, também é falso que as imagens teriam sido removidas da plataforma – o apelo enganoso serve para tentar induzir as pessoas a compartilharem a desinformação.
De acordo com o site de fact-checking The Observers, os guardas, que seriam funcionários de uma empresa de segurança, detiveram violentamente o menino e um outro garoto que o acompanhava depois que eles foram flagrados viajando sem bilhetes. Testemunhas viram um dos guardas empurrar o menino contra o chão, sentar-se sobre ele e tapar a boca e o rosto da criança com as mãos. Segundo o jornal Sydsvenskan, os seguranças não foram processados.
O menino pode ser ouvido recitando a Shahada, uma oração islâmica. Testemunhas informaram que os rapazes teriam fugido de uma casa de acolhimento e que não eram capazes de falar sueco. Nenhum jornal informou que o menino abordado havia sido morto.  As publicações contam que, depois do incidente, eles voltaram para a casa de acolhimento e teriam fugido de novo dias depois.
Conteúdo similar foi verificado por Reuters.
LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
19.09.2024 - 11h02
Economia
É falso que Receita Federal recebe dados de qualquer operação financeira

Post diz que qualquer operação financeira é informada à Receita Federal, além de alegar que o órgão monitora imediatamente a venda de imóveis em cartório, compras acima de R$ 2,5 mil no cartão de crédito e saques acima de R$ 50 mil. É falso. Em nota, a Receita Federal desmente as informações e explica o que acontece em cada caso.

Maiquel Rosauro
18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
18.09.2024 - 16h51
Redes
É falso que STF decretou o fim do sigilo bancário

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.

Gabriela Soares
18.09.2024 - 15h34
Política
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital