UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Trem da Vale que vai do Espírito Santo até Minas Gerais não foi inaugurado por Bolsonaro
08.12.2023 - 21h55
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o trem da Vale que trafega entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo a legenda que acompanha o post, a linha teria sido inaugurada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Foi inaugurado no governo do Bolsonaro [o trem da Vale que trafega entre o Espírito Santo e Minas Gerais], ninguém tomou ciência e a imprensa não divulga
– Legenda do post que circula nas redes sociais
Falso
O trem que faz o percurso entre Vitória, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, não foi inaugurado por Bolsonaro. A Lupa entrou em contato com a Vale, operadora do trajeto, que afirmou que a atual frota do veículo foi inaugurada em 2014, há quase dez anos. A inauguração do trem não tem qualquer relação com o ex-presidente. 
“O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) é o único do Brasil que percorre longas distâncias diariamente e conecta dois estados. Possui 664 km [...] A frota atual, inaugurada em 2014, possui carros executivos e econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção)”, afirmou a Vale, em comunicado encaminhado à Lupa
O primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi inaugurado em 1904, quatro décadas antes da criação da Companhia Vale do Rio Doce. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Vale recebeu em 1997 a concessão para prestar serviços de transporte ferroviário de carga e de passageiros. Em 2020, durante o governo Bolsonaro, a concessão, que terminaria em 2027, foi renovada por mais 30 anos.
Segundo o comunicado emitido pela empresa, o trem de passageiros possui 29 pontos de embarque e desembarque, 42 municípios atendidos e apenas em 2022 foram transportados 507 mil passageiros. Além desse veículo, também existem trens de carga que levam minério de ferro da Vale e carga geral para terceiros (como carvão e outros produtos agrícolas).
Trajeto percorrido pelo trem de passageiros. Créditos da imagem: Vale
A Lupa ainda apurou que outros veículos e associações fizeram publicações sobre a inauguração da frota de 2014. Além das informações divulgadas pela Vale, a Confederação Nacional do Transporte, o G1, a Exame e o portal Hoje em Dia também fizeram publicações sobre o lançamento do trem naquele ano.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


02.12.2024 - 19h13
Política
É falso que Lula vendeu ‘reserva de urânio’ do Amazonas para a China

Vídeo afirma que Lula vendeu a maior reserva de urânio localizada no Amazonas para a China. É falso. Recursos minerais não podem ser vendidos, são protegidos pela Constituição como propriedade da União. O que foi vendido, na realidade, foi uma empresa privada – que administrava diversos minérios locais desde 1969 – para um grupo empresarial chinês.

Evelyn Fagundes
02.12.2024 - 18h16
Saúde
É falso que haja surto de tuberculose transmitida por mosquito em Minas Gerais; áudio é enganoso

Circula nas redes sociais um áudio que alerta sobre um surto de tuberculose em Minas Gerais transmitida por mosquitos.  É falso. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que não há surto e explicou que a tuberculose é  transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros ou fala — não por mosquitos.

Gabriela Soares
02.12.2024 - 16h55
Política
Áudios não provam inocência de Bolsonaro em plano de golpe

Circula nas redes um trecho de áudio em que o general da reserva Mario Fernandes reclama que Jair Bolsonaro não assinou a minuta de golpe. A legenda afirma que essa seria a prova de que o ex-presidente era inocente. É falso. A gravação está fora de contexto. As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento da tentativa de golpe.

Ítalo Rômany
27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital