UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Trem da Vale que vai do Espírito Santo até Minas Gerais não foi inaugurado por Bolsonaro
08.12.2023 - 21h55
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o trem da Vale que trafega entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo a legenda que acompanha o post, a linha teria sido inaugurada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Foi inaugurado no governo do Bolsonaro [o trem da Vale que trafega entre o Espírito Santo e Minas Gerais], ninguém tomou ciência e a imprensa não divulga
– Legenda do post que circula nas redes sociais
Falso
O trem que faz o percurso entre Vitória, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, não foi inaugurado por Bolsonaro. A Lupa entrou em contato com a Vale, operadora do trajeto, que afirmou que a atual frota do veículo foi inaugurada em 2014, há quase dez anos. A inauguração do trem não tem qualquer relação com o ex-presidente. 
“O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) é o único do Brasil que percorre longas distâncias diariamente e conecta dois estados. Possui 664 km [...] A frota atual, inaugurada em 2014, possui carros executivos e econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção)”, afirmou a Vale, em comunicado encaminhado à Lupa
O primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi inaugurado em 1904, quatro décadas antes da criação da Companhia Vale do Rio Doce. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Vale recebeu em 1997 a concessão para prestar serviços de transporte ferroviário de carga e de passageiros. Em 2020, durante o governo Bolsonaro, a concessão, que terminaria em 2027, foi renovada por mais 30 anos.
Segundo o comunicado emitido pela empresa, o trem de passageiros possui 29 pontos de embarque e desembarque, 42 municípios atendidos e apenas em 2022 foram transportados 507 mil passageiros. Além desse veículo, também existem trens de carga que levam minério de ferro da Vale e carga geral para terceiros (como carvão e outros produtos agrícolas).
Trajeto percorrido pelo trem de passageiros. Créditos da imagem: Vale
A Lupa ainda apurou que outros veículos e associações fizeram publicações sobre a inauguração da frota de 2014. Além das informações divulgadas pela Vale, a Confederação Nacional do Transporte, o G1, a Exame e o portal Hoje em Dia também fizeram publicações sobre o lançamento do trem naquele ano.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital