UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que velório de Marisa Letícia ocorreu com caixão fechado
11.12.2023 - 12h33
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que Marisa Letícia Lula da Silva está viva e teria fugido para a Itália. O post cita como prova que ninguém viu o corpo da ex-primeira-dama durante o velório. "O pseudo-enterro dessa pessoa aqui [Marisa Letícia] foi com caixão fechado", diz trecho do vídeo. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Pseudo-enterro dessa pessoa aqui [Marisa Letícia Lula da Silva] foi com caixão fechado
– Trecho de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
O corpo de Marisa Letícia Lula da Silva foi velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), em 4 de fevereiro de 2017. À época, diversos veículos publicaram imagens do caixão aberto que mostram claramente o corpo da ex-primeira-dama (confira aqui, aqui e aqui). 
A conta oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Facebook transmitiu ao vivo o discurso de Lula feito no velório. Nas imagens, também é possível verificar que o caixão estava aberto. 
O post também engana ao afirmar que Marisa Letícia fugiu para a Itália. Esse boato circula desde 2017. À época, uma fotografia da ex-primeira-dama foi disseminada como se fosse a prova de que ela teria viajado para o país europeu. Entretanto, a imagem foi registrada em 2005, quando Lula foi recebido pelo então embaixador do Brasil na Itália, Itamar Franco, para acompanhar a cerimônia de sepultamento do papa João Paulo II. 
O Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, declarou a morte de Marisa Letícia em 3 de fevereiro de 2017. Boletim médico do hospital informou que a ex-primeira-dama morreu às 18h57, aos 66 anos, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Checagem similar foi produzida por Estadão Verifica e UOL Confere.

LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital