UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de Bolsonaro sendo aclamado é de 2022 e não foi gravado em Buenos Aires
11.12.2023 - 20h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sendo aclamado por uma plateia que o chama de “mito”. Segundo a legenda do post, a gravação seria recente e teria sido registrada em Buenos Aires, na Argentina. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
[Bolsonaro em] Buenos Aires
– Legenda do post que circula nas redes sociais
Falso
A gravação não é recente e nem foi registrada em Buenos Aires. O vídeo mostra a chegada de Bolsonaro no Encontro Nacional do Agro, evento realizado no dia 10 de agosto de 2022 em Brasília. Na ocasião, o então presidente foi aclamado pela plateia e participou da cerimônia fazendo um discurso. 
A Lupa identificou a origem do vídeo por meio de ferramentas de busca reversa. Com base nos resultados, que apontaram para outras imagens registradas no Encontro Nacional do Agro, foram localizadas fotografias oficiais publicadas pelo Palácio do Planalto com o mesmo contexto. Apesar de não ter sido possível resgatar a gravação original, a partir da comparação das imagens é possível concluir que são do mesmo evento.
À esq., recorte da fotografia publicada pelo Palácio do Planalto. À dir., captura do vídeo desinformativo - Imagens: Clauber Cleber Caetano/PR e Reprodução
No início do vídeo desinformativo, o ex-presidente é recebido pela plateia aos gritos de “mito”. Essa manifestação pode ser ouvida na gravação publicada no canal de YouTube da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), organizadora do encontro.
Bolsonaro está ao lado de um homem de camisa verde que usa um cordão amarelo no pescoço — João Martins, presidente da CNA. É possível observar Martins na transmissão da entidade, assim como nas imagens do Palácio do Planalto
Homem de camisa verde é João Martins, presidente da CNA - Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR
O vídeo de legenda desinformativa passou a ser compartilhado sob o contexto da ida do ex-presidente à capital argentina para a posse de Javier Milei, novo chefe de Estado do país. Bolsonaro chegou na Argentina na sexta (8) e se encontrou com Milei antes da cerimônia de posse, realizada no domingo (10). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi ao evento, mas enviou o chanceler Mauro Vieira para representar o Brasil.
Informação semelhante foi analisada pela Reuters.

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital